Dia Mundial do Engenheiro Agrônomo

Hoje, 13, comemora-se o dia mundial do agrônomo!

A Ceasa Goiás, através da Presidente Vanuza Valadares, reconhece o trabalho do engenheiro agrônomo, profissional da agronomia compromissado com um mundo melhor. O agrônomo tem o desafio de aumentar a produção de alimentos, preservando o meio ambiente. É tratando a terra com cuidado que o engenheiro agrônomo garantirá o futuro do planeta.

A Ceasa Goiás, por força de um convênio com a Emater tem o prazer de contar, diariamente com o trabalho destes valorosos profissionais. O escritório local da Emater tem três agrônomos e dois estagiários. A unidade chefiada por Enauro Antônio de Araújo, é composta ainda por Benedito Ribeiro Alves de Sene, conhecido como Bené, Alexandre Magno de Medeiros Galvão e pelos estagiários, Kleber Ricciotti Bragaia Rocha da UFG e Pedro Paulo Faria de Sene da PUC-GO.

Em entrevista ao Site da Ceasa Goiás, Benedito Ribeiro falou sobre o trabalho dos agrônomos. Segundo Bené, os agrônomos da Emater, através do convênio com a Ceasa, dão apoio ao pequeno produtor rural. Fazem visitas periódicas para a liberação do atestado de produção. Apoiam a Divisão de Atendimento ao Produtor da Ceasa, com assistência principalmente aos produtores que atuam na Pedra I. “Isso de acordo com a necessidade de cada produtor. Que solicita a visita a cada 6 meses. Os agrônomos vão até a propriedade, onde é feito o plantio. Visita toda área. Lá é feita uma avaliação da tecnologia aplicada na produção, bem como o período da colheita e a quantidade plantada”.

Bené, acrescentou que os dados são repassados para a gerência de atendimento ao produtor da Ceasa para a emissão da carteirinha que permite o acesso à Pedra I para comercialização dos produtos. Além disso, orienta o produtor sobre algum procedimento inadequado para fazer a correção. Não é propriamente um trabalho de assistência técnica, como fazem outros departamentos da Emater. É voltado para as necessidades da Ceasa, em relação aos produtores que comercializam dentro do galpão do produtor rural.

Sobre o aumento da produtividade e a preservação do meio ambiente. Bené disse que o produtor hoje está bem atento a esta questão. Utiliza sementes e mudas selecionadas. “É preciso ter ganho de produtividade”. Sobre a preservação do meio ambiente, os agrônomos estão sempre observando a questão dos agrotóxicos. Orientam sobre o uso e guarda dos produtos em local adequado para que não haja contaminação, principalmente das nascentes dos córregos e rios. Orientam sobre a preservação do meio ambiente e utilização correta d'água. “Muitos produtores fazem o uso racional d'água com a irrigação por gotejamento, não se usa mais o canhão e nem a infiltração. Devagarinho tem alcançado resultados com a conscientização do produtor”.

Segundo Bené, atualmente existe uma grande preocupação com as abelhas. “Existem alguns produtos no mercado que não são recomendados, porque prejudicam as abelhas. A mortandade das abelhas é grande, não só no Brasil , mas no mundo inteiro”. Para ele, as abelhas são essenciais para manter o equilíbrio do meio ambiente, como a preservação das florestas: “As abelhas são sensíveis a certos produtos. Perdem à imunidade. Com a perda da imunidade acabam morrendo”. Contou que teve um produtor que reclamou da queda de produção de limão. “Fui verificar o agrotóxico utilizado e percebi que o produto era inadequado”.

Neste dia 13 de setembro, o agrônomo tem motivos para comemorar?

Bené disse que gostaria de ter melhores condições de trabalho:“As condições atuais ainda deixam a desejar”. Pediu maior reconhecimento para a carreira.

Mesmo assim se sente feliz como engenheiro agrônomo, porque sabe da importância que tem principalmente na orientação do produtor rural diante das suas necessidades.

 

 

Parabéns a você, Engenheiro Agrônomo, pelo seu dia!

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo