Conheça algumas técnicas de preparo do solo

O Preparo do solo adequado para o plantio é sinônimo de uma lavoura produtiva por mais tempo. Para o produtor usar o solo de forma mais eficiente destacamos que atualmente o plantio direto é o mais indicado.

Conheça algumas técnicas:

Aração:
Uma das mais antigas. O objetivo é descompactar a terra, permitindo que o oxigênio expulse o gás carbônico, misturando a matéria orgânica. Essa combinação se transforma em húmus que ajudam no crescimento, nutrição e desenvolvimento das plantas. O arado é o instrumento utilizado para realizar a técnica.

Escarificação:
Com essa técnica o solo é atingido com mais profundidade. Almeja extinguir camadas compactadas no solo para que seja criado um ambiente favorável à expansão radicular das plantas. Por usar um escarificador mecânico que causa menos agitação no solo. 

É utilizada para promover a descompactação de áreas naturais ou agrícolas. Com o tempo interfere na qualidade do solo.

Calagem e correção do solo:
A agricultura brasileira é marcada pelo alto teor de alumínio e o solo ácido. Os dois prejudicam o desenvolvimento natural das raízes da planta, diminuindo a produtividade da cultura.

A calagem ajuda a reduzir a sua acidez e o alumínio tóxico, fornecendo cálcio e magnésio para as plantas. O resultado que se busca é corrigir a acidez do solo para a faixa de pH entre 5,5 a 6,5.

Plantio direto:
É uma técnica moderna na agricultura do Brasil e tem vantagens, principalmente na produtividade.

Dentre as características desta técnica:
– uma mínima agitação do solo;
– uso de cobertura com palhada;
– pela rotação de culturas;
– diminuição do uso de defensivos agrícolas.

Atualmente apresentam os maiores benefícios ambientais, agrícolas e econômicos, tanto para produtores como para a sociedade.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo