Ceasa-GO recebe visita técnica do Distrito Federal
O novo presidente da Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF), Wilder Santos, realizou uma visita técnica nesta quinta-feira, 24, na Ceasa-GO. O grupo de técnicos foi recepcionado pelo presidente João Batista Freitas Lemes e pela diretoria, que apresentaram os projetos e obras realizadas pelo entreposto goiano.
A comitiva veio especialmente para conhecer a Usina de Triagem e Compostagem (UTC), projeto pioneiro no Brasil que busca aproveitar o potencial de sustentabilidade da Ceasa-GO, que produz aproximadamente 36 toneladas de rejeitos todos os dias – deste total, 92% são resíduos orgânicos. Atualmente em fase final de testes, a UTC transformará resíduos orgânicos em fertilizantes mais benéficos para o solo, obedecendo as especificidades de cada tipo de produto.
Segundo Wilder Santos, o trabalho também deve ser implantado no Distrito Federal. “Sabemos do êxito da Ceasa de Goiás na implantação deste projeto e viemos conhecer. Vamos levar as ideias para Brasília para adequações necessárias à Política Nacional de Resíduos Sólidos”, afirmou ele.
A implantação da UTC foi acompanhada de um amplo programa de conscientização de comerciantes, produtores e trabalhadores da Ceasa-GO, tudo conforme o Plano de Gestão Ambiental, que prevê ações nas áreas de desenvolvimento social, educação ambiental, logística, destinação adequada e reaproveitamento de resíduos sólidos.
Além disso, foram apresentados projetos de cunho social realizados pela Ceasa-GO, como a creche, em parceria com a Prefeitura de Goiânia, e o novo Banco de Alimentos, cuja obra está em fase de conclusão e deve ampliar o atendimento a famílias carentes e instituições filantrópicas.
O presidente da Ceasa-DF ressaltou a importância do intercâmbio de informações com o entreposto goiano. “Os problemas enfrentados pela Ceasa de Goiás são os mesmos enfrentados por nós, em Brasília. Então, é importante trabalhar na mesma lógica, obtendo experiências em relação ao descarte, embalagem, diretrizes de segurança alimentar, entre outros. Somos empresas irmãs”, afirmou Wilder Santos.
Para João Batista Freitas, visitas como a da comitiva de Brasília são essenciais para a constante atualização do trabalho da Ceasa-GO. “Da mesma forma que mostramos os bons exemplos realizados aqui, temos a oportunidade de conhecer ideias e projetos que são implementados por lá. Compartilhamos problemas semelhantes, que demandam soluções práticas e rápidas, ou seja, é mais interessante partilhar este conhecimento”, disse.
Repórter: Gabriel Lisita
Editor: Gabriel Lisita
Fotográfia: Thays Jennyffer