Ceasa-GO inaugura usina fotovoltaica e gera uma economia de 34 milhões ao ano

A Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa/GO) e Cia Celg de Participações – CelgPar, inauguraram, com a presença do governador Ronaldo Caiado, e demais autoridades, a Usina Fotovoltaica da Centrais de Abastecimentos de Goiás – Ceasa. O evento de inauguração aconteceu às 8h da manhã dessa sexta-feira, 6 de dezembro no Estacionamento 1, onde foram instaladas parte das placas.

Com um investimento de R$ 33,5 milhões feito pela CelgPar, que é uma sociedade de economia mista e de capital autorizado cujo o acionista majoritário é o Estado de Goiás, o complexo tem 25.000 m² de estrutura de estacionamento coberta equipada com placas solares, e cerca de 70.000 m² de terreno, com painéis solares instalados no solo. O terreno foi disponibilizado pela Ceasa em convênio com o CelgPar, como parte do Programa de Eficiência Energética do Governo de Goiás, sob a coordenação da Secretaria Geral de Governo – SGG.

O empreendimento já está em funcionamento, com capacidade para gerar 11.800 MWh ao ano, com benefício direto na economia das contas de energia elétrica da Ceasa e outros órgão da administração estadual. Para comparação, a usina é capaz de alimentar mais de 3.000 residências de padrão médio, e vai entregar uma economia estimada em R$ 3,4 milhões anualmente aos cofres públicos.

“Para a Ceasa, a instalação dessa unidade fotovoltaica é um divisor de águas, dando início a uma nova era, de uma empresa mais independente energeticamente e mais sustentável. A usina fotovoltaica, associada ao biodigestor, ainda em fase de testes, colocará o entreposto de Goiânia no rol das Ceasas mais modernas do Brasil”, analisa o presidente da companhia de Abastecimento, Manoel Castro de Arantes.

O presidente da CelgPar, Fernando Navarrete celebra o megainvestimento, ressaltando que é o primeiro de um conjunto de quatro empreendimentos que tem a companhia à frente e com inaugurações previstas para o início do próximo ano, destacando que ele se alinha aos esforços do Governo de Goiás de valorização de energias limpas como parte de um plano maior de desenvolvimento sustentável.

“Energia renovável não é somente uma tendência mercadológica é uma necessidade para Goiás, para o Brasil e, por extensão, para o mundo. A CelgPar desde os primeiros instantes da gestão do governador Ronaldo Caiado abraçou seu projeto com foco em uma eficiência energética sustentável, e essa inauguração é um marco importante em um projeto maior”, destaca Navarrete.

Maior Estacionamento com Placas Solares

Com a inauguração a Ceasa de Goiás passa a ter a maior área de carport solar instalada do Brasil. São 245 carports, com 20 módulos cada um, gerando 980 vagas cobertas de estacionamento. Isso supera em quase três vezes à área de estacionamento da UFPR, até aqui considerada a maior do país, com 375 vagas.

O carport solar é um abrigo de veículos que, em sua cobertura, não possui um telhado convencional, mas, sim, módulos fotovoltaicos que captam energia solar. Assim, ao mesmo tempo que protege os veículos do sol, esse tipo de estacionamento produz eletricidade por meio de painéis solares.

Os 4.900 módulos solares instalados em carport pela CelgPar nos estacionamentos 1 e 3 da Ceasa vão aproveitar muito melhor as áreas que seriam destinadas a um estacionamento de características tradicionais. Agora, passar a oferecer o conforto da sombra para os carros dos frequentadores, ao mesmo tempo que serve para gerar energia solar que, além de propiciar uma grande economia financeira, reduz as emissões de dióxido de carbono (CO2). O empreendimento tem uma projeção de retirada de 1.697 toneladas de CO2 na atmosfera anualmente, o equivalente ao plantio de até 7.000 árvores ao ano, ou a remoção de 369 veículos em trânsito nas ruas.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo