Ceasa/GO certifica condutores de empilhadeiras
Curso, em parceria com a Faeg, faz parte de programa de cadastrar e fiscalizar mais efetivamente o tráfego dos equipamentos no entreposto
A Centrais de Abastecimento de Goiás, Ceasa/GO, em parceria com o Sest, Senar e Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás, Faeg , fará a entrega dos 47 diplomas e autorizações para a condução de empilhadeiras aos trabalhadores que fizeram o curso Segurança na Operação de Empilhadeira, promovido na empresa. A primeira turma foi iniciada no dia 10 de junho, sendo que foram três grupos com cerca de 16 participantes. O curso, realizado sem ônus para os participantes, foi pensado dentro do objetivo da Ceasa de organizar o serviço de empilhadeiras no entreposto de Goiânia. O evento acontecerá no dia 12 de agosto, às 14h, no auditório da Ceasa Goiás, e contará com a presença do presidente da Ceasa, Manoel de Castro, e do presidente da Faeg, José Mário Schreiner.
No total, contando com as de todos os depósitos, são 167 empilhadeiras que trafegam pela Ceasa, nem sempre conduzidas dentro dos parâmetros de direção defensiva. Somando a isso o fato de que no mercado são cerca de 15 mil pessoas diariamente, além de carrinhos de transporte de mercadorias, carros de passeio e caminhões, o risco de acidente – inclusive fatais – faz com que o cenário se torne preocupante em termos de segurança. Esse quadro levou a Diretoria de Mercado da Ceasa a criar um projeto para ter maior controle sobre as empilhadeiras.
Além do curso, foi realizado um levantamento de todos os equipamentos existentes na Ceasa e a quem pertencem. Com esses dados, cada empilhadeira será dotada de um registro, que será afixado na lataria, com número de registro geral e nome do proprietário. A meta é tornar a fiscalização mais rigorosa para se evitar situações de acidentes, o que poderá incorrer, inclusive, em apreensões e autuações para os responsáveis.
Segundo o Diretor de Mercado da Ceasa, Dulcinai Gomes, com o projeto de recapeamento de toda a malha asfáltica da empresa, haverá a revitalização das pinturas demarcadoras do solo; com isso a Ceasa vai buscar uma maior conformidade no manejo e condução das empilhadeiras na empresa. Dulcinai adianta ainda que, nesse primeiro momento, a título de incentivo, a Ceasa custeou o curso de metade dos condutores que prestam serviço no entreposto, mas que, a partir de agora, os proprietários das empilhadeiras serão os responsáveis pela regularização de seus contratados.
Serviço: Entrega dos diplomas dos cursos para condução de empilhadeiras
Data: 12/08/2024
Local: Auditório da Ceasa/GO – BR-153, Km 5,5 – Jardim Guanabara