Alimentando bem: Confira os benefícios dos alimentos típicos de janeiro
Dias quentes e abafados, assim começamos o ano. Mas janeiro também se destaca pela safra de alimentos tropicais, ou seja, típicos do verão. Algumas frutas, legumes e verduras vivem seus melhores momentos, tanto em relação a sabor, como em nutrientes para a nossa saúde. Conheça alguns dos principais exemplos e seus benefícios!
Além dos dias quentes, janeiro também se destaca por ser um mês onde todo mundo quer economizar, por isso, nada melhor do que comer bem gastando bem pouco. A presidente da Ceasa-GO, Vanuza Valadares, nos explica que os alimentos da safra são mais nutritivos já que foram colhidos no momento certo. Ainda segundo Vanuza '' por serem colhidos na época certa, os produtos estão em maior abundância no mercado e o preço do quilo tende a ser menor ''
Vocês sabiam que os alimentos de safra são livres de agrotóxicos e outras toxinas? Por isso, o sabor deles é mais natural e as cores são mais vivas. Caso queira começar a investir mais em sua alimentação, os alimentos típicos do mês é uma forma de beneficiar seu corpo e seu bolso ao mesmo tempo!
Selecionamos cinco alimentos de janeiro, se liguem:
1 – Mamão Papaya : A fruta contém uma grande quantidade de minerais como riboflavina, cálcio, fósforo, ferro, potássio, vitamina C, vitamina E.
2 – Abacaxi: Contém uma boa dose de vitaminas e minerais, tais como a vitamina A, C e do complexo B. Além do zinco, magnésio, fósforo, cálcio, ferro e sódio.
3 – Laranja: Rica em fibras alimentares e vitamina C, a fruta ajuda na prevenção de infecções e ainda contém propriedades antioxidantes.
4- Abóbora: Rica em carboidratos e fibras alimentares, a abóbora também é uma boa fonte de vitamina A, B, C, E e K. Também podemos encontrar minerais, como ferro, o cálcio, magnésio, fósforo, manganês e zinco que agem em prol de um organismo saudável.
5- Alface: Ideal para ser consumida a qualquer hora do dia, as folhas contém muita água e ajudam na hidratação do corpo. Além de ser rica em carboidratos, fibras e proteínas que ajudam a regular o trânsito intestinal.