MOLHO DE TOMATE IN NATURA É MAIS BENÉFICO PARA SAÚDE
O Tomate é um dos itens mais comercializados na Ceasa Goiás. Em 2019 foram mais de 102 mil toneladas do fruto, somando mais de 278 milhões em vendas. Isso representa 94,12% do total comercializado no Estado de Goiás e 5,88% em relação aos outros Estados.
É orginário da América do Sul, é uma hortaliça tipo Fruta. Chegou na Europa no Século 16 e os italianos foram os primeiros a descobrir o sabor do Tomate. Deram o nome da fruta de "pomo d'oro" (pomo de ouro).
Rico em vitaminas A, B, C e licopeno, em sais minerais como o fósforo, potássio, cálcio e magnésio. Vários nutrientes benéficos a saúde. Muito utilizado na culinária, em pratos quentes e frios, a popularização da fruta se deu na Europa, espeficicamente na Itália, onde começou a ser utilizado como molho que acompanhavam as pizzas e macarronadas.
Para deixar sua comida mais natural, substitua o molho enlatado industrializado, que você compra nos supermercados, pelo molho de tomate in-natura.
Fazer o próprio molho de tomate deixa sua comida muito mais saborosa e nutritiva. Você também pode utilizar manjericão, sal, pimenta, açafrão, cebola, alho ao seu gosto, no toque de sabor que mais te agrada.
Além de ser delicioso, o molho de tomate caseiro, te ajuda a cuidar muito mais de sua saúde, pois o consumo in-natura protege mais suas propriedades nutritivas.
O fruto difere dos demais quando cozido, pois, se torna mais nutritivo do que cru, uma vez que nesta situação o licopeno é melhor absorvido. Por isso, molhos e sopas são ótimos em qualquer dieta, pois possui pouca calourias.
Receita:
Ingredientes
2 kg de tomate maduro cortado ao meio, sem semente
6 colheres (sopa) de azeite
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho amassados
1 pitada de cominho
Manjericão a gosto
Sal à gosto
Modo de Preparo
Numa panela, coloque 2 kg de tomate maduro sem sementes e deixe até amolecer.
Depois, passe pelo passador de legumes ou numa peneira.
Leve ao fogo 6 colheres (sopa) de azeite e refogue 1 cebola pequena picada, 2 dentes de alho amassados.
Junte o tomate processado e 1 pitada de cominho.
Cozinhe por 15 min em fogo baixo.
Acerte o sal e finalize com o manjericão a gosto.