Ceasa-GO fornece de maneira transparente a cotação de preços

As cotações de preços são o termômetro da comercialização no mercado de hortifrutigranjeiros

   Na Ceasa-GO (Centrais de Abastecimento de Goiás), circulam 15 mil pessoas todos os dias. O entreposto faz a pesquisa de preços para informar e orientar os consumidores, atacadistas, varejistas e comerciantes. 

    De acordo com o Josué Lopes, gerente da Divisão técnica da Ceasa-GO, as cotações de preços são o termômetro da comercialização no mercado. Josué disse que “Todos os dias o fiscal de preços vai  ao mercado para pesquisar os valores de cada produto. Essa pesquisa é feita diretamente com os produtores,  comerciantes e compradores através de  entrevistas"

    A procura e a oferta dos produtos no mercado, interferem diretamente nos valores praticados na  comercialização.  Os comerciantes e produtores estabelecem  os preços de acordo com a cotação do  dia anterior. "Às vezes coincide de um produto ter um valor único e outras vezes sofre variação" Disse o gerente. 

     Além disso, existem as oscilações de preços, em razão da demanda e da procura dos hortifrutigranjeiros,  além dos descontos entre outros fatores. “O preço é muito flutuante, aqui no entreposto. No período da manhã, por exemplo,  6 horas pode está sendo praticado um determinado valor e às  10 horas, esse preço sobe ou desce, porque tudo isso é fruto da oferta e procura". O fiscal de preços, tenta ao máximo coletar os valores entre os períodos de oscilação, explicou Josué . 

    Ainda de acordo com Josué Lopes, a concorrência no mercado é fundamental, justamente, para forçar a oscilação no mercado.  Isso  facilita a queda de preços. “Se não houver concorrência haverá o monopólio. A lei da oferta e procura é que deve prevalecer, para uma maior dinâmica na comercialização e, consequentemente, para melhorar preço para o consumidor”, opina o gerente. 

    O relatório da cotação é feito com base nas informações recebidas com o objetivo de informar os valores para público em geral. Segundo o gerente Josué Lopes, a orientação é trazer ao máximo, informações dos hortifrútis para os consumidores e demais interessados do mercado e também  alimentar o sistema de estatística da Ceasa-GO. “Fazemos um relatório da comercialização mensal e anualmente, com todas as informações dos produtos, como a entrada e a saída dos produtos . Essa análise contribui para estudos acadêmicos, como também do próprio governo, as instituições bancárias,  entre outros. Por exemplo, o banco pretende patentear alguma cultura, imediatamente solicita à Ceasa-GO, o comportamento da cebola no mercado. O Banco precisa de uma margem de segurança, com seu cliente que vai pegar o dinheiro emprestado, e para isso necessita de saber se aquele  produto tem uma estabilidade e demanda. Então, precisamos das estatistificas, são elas que movem as unidades”, explicou.

    Depois de todo processo de coleta e análise, a divisão técnica da Ceasa-GO, disponibiliza o material no site do entreposto. Se você ficou interessado em acompanhar a cotação diária e ficar por dentro dos preços do seu produto favorito, basta entrar na barra cotações no site www.ceasa.go.gov.br.

 

(Texto: Thays Jennyffer/Fotos: Thays Jennyffer – Assessoria de Imprensa da Ceasa-GO)

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo