Crianças aprendem e se divertem em estande da Ceasa-GO na Pecuária

Espaço recebe visita de mais de mil alunos das redes pública e privada de ensino todos os dias

O estande montado pela Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa-GO) é um dos mais procurados pelas crianças dentro do espaço reservado ao governo do Estado na 74ª Exposição Agropecuária de Goiânia. Cerca de mil crianças circulam todos os dias no local, sempre em excursões feitas por escolas das redes pública e privada de ensino de Goiânia e cidades da Região Metropolitana. Segundo Daniel Leandro de Paula, um dos responsáveis pelo estande da Ceasa-GO, o intuito do espaço é mostrar para as crianças as culturas de plantio de Goiás e os produtos comercializados no entreposto. “Aqui elas têm contato com os hortifrútis, muitas vezes pela primeira vez em estado natural. Mostramos como é um legume, uma fruta que muitas vezes eles só conhecem no prato. Além disso, falamos sobre o cultivo e a importância da agricultura, em parceria com os demais órgãos presentes, como a Emater, a Agrodefesa e a Saneago, uma vez que o tema desse ano é a água”, afirma.

O espaço também tem alguns objetos típicos do campo, animais em miniatura e uma balança antiga que desperta a curiosidade da criançada. Segundo o presidente da Ceasa, João Batista de Freitas Lemes, a iniciativa de focar nos mais jovens é uma estratégia importante dos órgãos ligados à agricultura. “Hoje, os jovens estão cada vez mais urbanizados, conectados ao mundo virtual. Dessa forma, mostrar a importância do homem do campo, do trabalho realizado na zona rural é de extrema utilidade, até mesmo para despertar a consciência da sustentabilidade, da convivência harmônica do ser humano com a natureza”, aponta.

O estande da Ceasa-GO e o espaço do governo do Estado estão disponíveis para visitação até o dia 26 de maio, quando se encerra a 74ª Exposição Agropecuária de Goiânia. Agendamentos de escolas podem ser feitos diretamente com a Saneago e também com a Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA).

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo