Vice-Governadoria recebe visita consultora do MPT para assuntos de diversidade
Advogada busca estabelecer parceria com órgão público para ações de inclusão e combate ao preconceito. Comitê de Diversidade da pasta marca palestra para setembro
A advogada e consultora do Ministério Público do Trabalho (MPT-GO), Cynthia Barcellos, realizará palestra na Vice-Governadoria, em setembro, para abordar assuntos como preconceito, diversidade e inclusão social. O evento foi definido na manhã desta segunda-feira, durante reunião da advogada com integrantes do Comitê Permanente para Questões da Mulher e da Diversidade (CPQMD) da Vice-Governadoria.
Integrante de Projetos para Assuntos de Diversidade da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Cynthia Barcellos busca estabelecer parceria com o órgão público para ações de inclusão e combate ao preconceito nas relações de trabalho. A advogada avalia como positivo o fato de a pasta já ter um comitê formado e que a palestra vai somar ainda mais no processo de desconstrução de preconceitos.
“Dar visibilidade a essas questões é uma necessidade das instituições e empresas no século XXI”, pontua. “Todos somos diversos e ações pontuais minimizam discriminações e tornam o ambiente de trabalho mais produtivo e favorável”,
A advogada explica que faz um trabalho de sensibilização e conscientização para evitar ao máximo casos de exclusão no ambiente de trabalho. A consultora do MPT-GO também integra a secretaria da Comissão Nacional da Diversidade Sexual e Gênero do Conselho Federal da OAB e diz que esse processo é feito através de palestras, cartilha de conscientização e contato direto com servidores e trabalhadores.
“De um ambiente em que o preconceito é menor, podemos partir para a inclusão de pessoas com vulnerabilidade social no próprio ambiente de trabalho”, avalia. Para isso, ela trabalha com uma apostila chamada “Demitindo Preconceitos”, em que trata de temas como diversidade sexual e de gênero; direito homoafetivo; preconceito e discriminação; direito a diversidade e empresa, diversidade e direito.
Comitê de inclusão
Com a missão de trabalhar questões relativas à Mulher e à Diversidade, o Comitê Permanente para Questões da Mulher e da Diversidade (CPQMD) da Vice-Governadoria realiza reuniões com as servidoras e colaboradoras da pasta. Entre as ações já implementadas está uma caixa de sugestões para relatos pessoais, vivências e ideias para as próximas ações do grupo.
O Comitê é formado pela presidente Mirella Costa e pelos membros, Marina Remy, Lucila Muniz, Ester Maria Miranda e Núbia Maeda.
Fotos: Jota Euripedes