Vice-governador se reúne com representantes do setor de entretenimento
Profissionais buscam alternativas de enfrentamento aos impactos causados pela Covid-19 nos setores cultural e de eventos
O vice-governador Lincoln Tejota, representando o governador Ronaldo Caiado, se reuniu na manhã desta quinta-feira (18), por meio de videoconferência, com representantes do segmento cultural e de eventos em Goiás, um dos mais atingidos pela pandemia do novo coronavírus, a fim de buscar construir soluções que apoiem trabalhadores e empresários.
O setor teve as atividades paralisadas no início da pandemia e, provavelmente, deve ser o último a voltar a funcionar, em razão da essência dos eventos, que provocam aglomerações. Lincoln Tejota ouviu os desafios que estão sendo enfrentados e se mostrou sensível às demandas de milhares de profissionais que atuam no ramo e que representa o sustento de inúmeras famílias.
“Os eventos são a praia de Goiás. Somos referência nacional em músicas, realização de grandes eventos e pela receptividade do goiano. Nosso estado é um berço forte de cultura. Estou trabalhando junto com o governador o que pode ser feito para atender esse setor”, afirmou Tejota.
Durante a reunião, algumas possibilidades foram discutidas, como a concessão de uma linha de crédito e a construção de eventos em formatos alternativos, que atendam as recomendações de segurança para prevenir a contaminação pelo coronavírus, mas que permitam que artistas e produtores de eventos, entre outras categorias, voltem a trabalhar.
Além disso, os representantes também destacaram que muitas pessoas que dependem do setor para viver estão vivendo de doações. Para essa demanda, Lincoln vai articular junto à Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) a entrega de cestas básicas.
O encontro foi mediado pela produtora cultural Fabrícia Calixto, que lembrou também da necessidade da criação de uma associação que represente a categoria, a fim de dar mais força e visibilidade às pautas, o que deve ser colocado em prática em breve.
“Nós nos sentimos responsáveis porque muitas famílias dependem da gente. Nós não temos uma associação que nos representa e talvez seja o momento de nos reunirmos e fazer isso, precisamos nos fazer representados e de uma solução para essa crise que pegou a todos de surpresa”, opinou.
O vice-governador combinou uma nova reunião com representantes do setor para que apresentem algumas propostas que deem suporte à categoria nesse momento. Com base nisso, vai conversar com membros das secretarias de Economia e Cultura e com o governador Ronaldo Caiado para construção de medidas voltadas ao segmento.
“Temos um problema muito complexo e não há uma solução que atenda a todos. Por isso esse diálogo e a proposição de ideias é muito importante. Toda crise é uma oportunidade de fortalecimento. Queremos construir juntos uma saída e fortalecer o setor. O momento é de união”, concluiu Lincoln Tejota.