”Vamos ajudar os municípios a superar as dificuldades”, diz Lincoln Tejota
Vice-governador participou, neste sábado, 16, da entrega de 68 novos ônibus escolares para 54 cidades do interior
O vice-governador Lincoln Tejota participou, neste sábado, ao lado do governador Ronaldo Caiado e da secretária de Educação, Fátima Gavioli, de solenidade de entrega de 68 ônibus a prefeitos de 54 cidades do interior do Estado. Os veículos são destinados ao transporte de estudantes que moram em áreas rurais e estudam em escolas públicas estaduais e municipais. “Graças a parlamentares que destinaram suas emendas e à contrapartida do Estado, estamos tendo condições de, nesse momento difícil, dar suporte aos prefeitos”, afirmou Lincoln Tejota.
Segundo o vice-governador, o transporte escolar é uma responsabilidade grande dos municípios e que precisa da parceria do governo do Estado e do governo federal. “Goiás tem uma malha viária grande e falta recursos nas prefeituras, falta transporte”, lembrou. “Estamos vendo o empenho do governador Ronaldo Caiado, da secretária Fátima Gavioli e dos parlamentares; juntos, vamos ajudar os municípios a superar as dificuldades”, destacou.
Os novos ônibus têm capacidade para 29 ou 44 estudantes e ou passageiros sentados, mais o condutor. Todos são preparados para o embarque e desembarque de aluno com deficiência, ou com mobilidade reduzida e para o trânsito em áreas rurais. Só na rede estadual, mais de 57 mil estudantes usam o transporte escolar em todos os dias letivos. Outros 73 ônibus foram entregues em janeiro, com isso, sobe para 141 veículos entregues só neste ano. Os investimentos somaram R$ 30 milhões.
Ainda na solenidade, Lincoln Tejota observou que o atual governo encontrou o Estado em situação difícil, mas que o governo está trabalhando para superar esses problemas. “Temos uma bancada que quer nos ajudar e temos um governo forte e presente; e temos um governador disposto a enfrentar todos os problemas de peito aberto”, afirmou o vice-governador.
Conforme acentuou, é nos municípios que as dificuldades são mais sentidas, os municípios do interior são mais carentes. “Nesse momento, em que comemoramos a entrega desses ônibus aos municípios, reafirmamos nosso compromisso de buscar a superação das dificuldades, para que a gente possa devolver à população o estado que ela tanto sonha e quer”, disse Lincoln Tejota.
Durante a solenidade, o governador Ronaldo Caiado anunciou aos prefeitos a liberação de R$ 10,4 milhões destinados ao pagamento do transporte escolar nos municípios referente à primeira parcela deste ano. Segundo afirmou, há 10 meses os repasses não eram feitos. O governador declarou, também, que os repasses para a saúde, que ficaram atrasados por 13 meses na gestão anterior, serão rigorosamente pagos em dia.
Caiado anunciou que é meta do governo promover a integração das redes de educação municipal e estadual, para reduzir as disparidades e unificar os currículos visando maior desempenho dos estudantes. Para isso, pediu apoio dos prefeitos, por meio da Federação Goiana dos Municípios e da Associação Goiana dos Municípios, para que participem das discussões que vão resultar em projeto a ser enviado à Assembleia Legislativa para tornar essa integração das redes educacionais uma lei no Estado.
A secretária de Educação, Fátima Gavioli, reforçou que o governo estará junto com os prefeitos para ajudar no que for preciso para melhorar a educação pública no Estado, enaltecendo o apoio que tem recebido dos parlamentares e das várias secretarias do governo.
A coordenadora da bancada goiana no Congresso, deputada Flávia Morais (PDT), falou em nome de todos os parlamentares que destinaram suas emendas para a aquisição dos ônibus escolares. Participaram da solenidade, entre outros, o ex-senador e secretário de Indústria e Comércio, Wilder Morais, o senador Vanderlan Cardoso e o deputado Cláudio Meirelles. O prefeito Josemar Saraiva, de Cavalcante, representou a Associação Goiana dos Municípios; e Jaime Ricardo, de Ouro Verde, representou a Federação Goiana de Municípios
Fotos : Wildes Barbosa
Comunicação Setorial – Vice-governadoria