Serviço de implantes dentários pelo SUS em Hidrolândia deve ser retomado em breve”, assegura Lincoln Tejota

Vice-governador solicitou à Secretaria de Saúde que conclua a auditoria para viabilizar a liberação de recursos do Ministério da Saúde e a consequente retomada dos atendimentos, o mais rápido possível. Tejota recebeu a demanda do vice-prefeito Casimiro Neto

“Esse é um serviço essencial para a população de Hidrolândia e da região, e deve ser restabelecido nos próximos dias”, afirmou o vice-governador Lincoln Tejota, nesta quarta-feira, 30, após se reunir com o vice-prefeito do município, Casimiro Neto. Após se inteirar do problema, o vice-governador acionou a Secretaria Estadual de Saúde e pediu celeridade na conclusão de auditoria que está sendo realizada a pedido do próprio Ministério da Saúde, que desenvolve no município projeto piloto de implante dentário e prótese sobre implante.

Segundo explicou Casimiro Neto ao vice-governador, grande parte da população adulta e idosa de Hidrolândia e da região necessita desses serviços especializados e oferecidos pelo Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral de Saúde Bucal, em parceria com o município. Na primeira etapa do projeto-piloto, os serviços oferecidos foram os de extração dentária e definição sobre os implantes necessários.

Concluída a primeira etapa do programa, o Ministério da Saúde solicitou à Secretaria de Saúde do Estado de Goiás que fizesse uma auditoria nos números de procedimentos, para, assim, habilitar o município à próxima etapa e viabilizar a retomada dos serviços de implantes e próteses sobre implantes. Pelos serviços executados até agora, o Ministério já repassou ao município R$ 418,5 milhões.

Para a liberação dos novos recursos, a equipe de auditores da Secretaria de Saúde pede, também, a pactuação nas comissões de colegiados de intergestores da Saúde, incluindo a Comissão de Intergestores Regionais (CIR) e a Comissão de Intergestores Bipartite (CIB).

Hidrolândia, que tem mais de 20 mil habitantes, possui cinco equipes de Saúde Bucal, um laboratório regional de prótese dentária e um centro de especialidade odontológica para implante dentário osteointegrado e prótese dentária sobre implante. Segundo avaliação realizada no município, 69% da população adulta necessita de prótese dentária. Entre os idosos, esse percentual é de 23%.

Comunicação Setorial da Vice-Governadoria

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo