Renovação de contrato com a Saneago amplia investimentos e oportunidades em Goiânia e em Goiás

Vice-governador assina renovação de contrato de concessão entre Saneago e Prefeitura de Goiânia

Acordo prevê investimento de cerca de 3,4 bilhões na capital goiana

Renovado por mais 30 anos o contrato da concessão da Saneago entre o Governo de Goiás e a Prefeitura de Goiânia. Solenidade que aconteceu nesta terça-feira, 17, no Paço Municipal, reuniu representantes das esferas governamentais e servidores públicos.

Com o acordo, a Saneago deverá, em contrapartida, investir cerca de R$ 3,4 bilhões na capital. O investimento seguirá um planejamento orientado pelo Plano Municipal de Saneamento Básico, com metas e prazo estabelecidos. Os benefícios conquistados com o contrato serão estendidos ainda a outros municípios do Estado que não conseguem arcar com o custo de água tratada e esgoto.

O vice-governador Lincoln Tejota pontuou o momento maduro vivido pela atual política em Goiás. “Fico feliz em fazer parte de um momento como este, onde questões partidárias são deixadas de lado em prol do povo. Foi para isso que fomos eleitos e temos trabalhado diariamente por dias melhores”, afirmou o vice-governador.

A renovação do contrato obriga a estatal a investir, nos próximos cinco anos, R$ 1 bilhão. Entre as medidas previstas para melhorar o serviço na Capital estão a ampliação de reservatórios, integração entre os sistemas produtores do Meia Ponte e João Leite, a melhoria da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Hélio Seixo de Brito, ampliação da ETE do Parque Atheneu, correto tratamento e destinação dos efluentes e manutenção e adequações do sistema para universalização do serviço.

De acordo com o presidente da companhia, Ricardo Soavinski, Goiás é o segundo Estado brasileiro com menor índice de perdas de distribuição de água e está entre os primeiros colocados no ranking das capitais com melhor saneamento. Muito emocionado, ele falou sobre o trabalho da estatal e as metas para o próximo ano. “Temos trabalhado por uma Saneago mais forte, mais eficiente, sempre atentos aos princípios da instituição pública, da legalidade e da moralidade. Em 2019, passamos por um dos mais longos períodos de estiagem na história de Goiás e não faltou água para ninguém na Grande Goiânia. Já estamos tomando medidas necessárias para garantir o abastecimento durante a estiagem de 2020”, finalizou.

Ronaldo Caiado ressaltou a renovação do contrato como algo histórico, que vai melhorar a vida da população de Goiânia e outros tantos municípios goianos. “Quem ia se responsabilizar pelos outros 160 municípios de Goiás que não são rentáveis?”, questionou Caiado, afirmando que Iris Rezende não apenas assinou contrato, “vossa excelência, com sua equipe e um trabalho da Saneago, salvou a empresa e garantiu o serviço para diversos municípios”, afirmou.

No contrato ainda estão previstas a ampliação da vazão do sistema produtor Mauro Borges para seis mil litros por segundo, finalização do linhão entre Goiânia e Aparecida de Goiânia, alternativas estratégicas de manobras entre os sistemas e novas alternativas de captação de reserva de água.

O prefeito Iris Resende avaliou a renovação do contrato como um momento de espírito público entre as esferas governamentais, em que o foco é o benefício da população. “Renovamos este acordo para garantir à população que o saneamento básico e a água tratada nunca sejam um problema para a população. Pelos próximos 30 anos a população está assegurada e tranquila quanto a estas questões”, afirmou o chefe do Executivo municipal.

Participaram da solenidade os secretários Andréa Vulcanis (Meio Ambiente), Wilder Morais (Indústria, Comércio e Serviços), Adriano da Rocha Lima (Desenvolvimento Econômico e Inovação), Antônio Carlos de Souza Lima Neto (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Adriano Baldy (Cultura), Lívio Luciano (chefe de Gabinete de Gestão da Governadoria); os presidentes Pedro Sales (Goinfra), Eurípedes do Carmo (Agehab), Paulo César Reis (Metrobus), Denes Pereira (Iquego) e Sílvio Fernandes (Ipasgo); os secretários municipais Agenor Mariano (Administração), Paulo Ortegal (Governo) e ainda representantes do Legislativo municipal.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo