Parceria com Ministério da Cidadania vai transformar Goiás em estado piloto para ações sociais

"Goiás é pioneiro na formulação deste índice que mostra a realidade em que as famílias goianas vivem, sem maquiagem, e possibilita levar soluções", afirma vice-governador Lincoln Tejota

         Ministro da Cidadania Osmar Terra, concede entrevista ao lado do governador Ronaldo Caiado e do vice-governador Lincoln Tejota (Foto: Fernando Leite)

O enfrentamento às vulnerabilidades das famílias goianas ganhou força com a visita do ministro da Cidadania, Osmar Terra, nesta terça-feira, 19, a Goiás. O vice-governador Lincoln Tejota e sua esposa, a vereadora Priscilla Tejota, acompanharam o governador Ronaldo Caiado e a primeira-dama e presidente da Organização das Voluntárias de Goiás, Gracinha Caiado, na apresentação do Índice Multidimensional de Carência das Famílias (IMCF) de Goiás, elaborado pelo Instituto Mauro Borges (IMB), ao ministro.

Lincoln comemorou a proposta apresentada pelo ministro da Cidadania de utilizar os índices apresentados para a elaboração de projetos pilotos que possam ser expandidos para o Brasil, a começar pelos dez municípios goianos com maior vulnerabilidade. "Goiás é pioneiro na formulação deste índice que mostra a realidade em que as famílias goianas vivem, sem maquiagem, e possibilita levar soluções", afirmou o vice-governador ao frisar que o estudo é pioneiro no Brasil.

O índice do IMB foi calculado com base nos dados do cadastro único do governo federal de beneficiários sociais, para a obtenção de um indicador de pobreza que inclui renda e também carências em saneamento básico, moradia e educação, entre outros aspectos.

No encontro, o diretor do IMB, Claudio André Gondim, apresentou o IMCF e destacou que Goiás é o primeiro estado a lançar esse olhar detalhado sobre os domicílios goianos. Ao comentar o estudo, Caiado explicou que sua formação médica impõe essa obrigação de voltar os olhos para melhorar a vida das pessoas. “Quero construir um estado que quebre as desigualdades regionais”, disse o governador.

O ministro irá encaminhar técnicos para visitar os municípios para entender melhor como sua equipe poderá atuar em parceria com os municípios e Governo de Goiás. “Eu faço questão de ir pessoalmente a Cavalcante dar início a essa parceria. Podemos fazer muita coisa e temos parcerias importantíssimas como a Petrobrás que já anunciou que vai colocar recursos da Lei Rouanet para políticas sociais. Também vamos atrás de outros recursos”. Na semana passada, o governador anunciou que ele e o vice irão ao município citado iniciar o trabalho de conhecimento in loco das necessidades detectadas no índice.

Em relação a cortes no Sistema S, proposto pelo ministro da Economia Paulo Guedes, Osmar Terra falou que proporá que esses recursos sejam direcionados para parcerias na área social. “Vamos levar cursos de capacitação profissional para municípios como Cavalcante, levando em conta a vocação de cada região. Teremos parcerias na área da cultura, esporte, enfrentamento às drogas, cursos profissionalizantes e desenvolvimento social”, afirmou Osmar Terra.

O evento foi aberto pela primeira-dama Gracinha Caiado, que agradeceu a presença e parceria do ministro. "Não tenho dúvida que vamos alcançar cada família que enfrenta uma dura realidade todos os dias. A mudança é agora e o povo goiano merece o nosso trabalho", afirmou a primeira-dama.

Os prefeitos de Goiânia, Cavalcante, Colinas do Sul, Amaralina, Teresina de Goiás, Monte Alegre de Goiás, Montividiu do Norte, Santa Terezinha de Goiás, Campinaçu, Heitoraí e Matrinchã também participaram da solenidade realizada no auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo