Metrobus anuncia novo sistema de bilhetagem conduzido em parceria com Programa Goiás de Resultados
Sistema foi implantado aos veículos de Região Metropolitana de Goiânia; usuário vai poder usar novas formas de pagamento e identificação
A Metrobus implantou, em parceria com o Programa Goiás de Resultados, um novo sistema de bilhetagem para o transporte coletivo da Região Metropolitana da capital. Os novos mecanismos já foram instalados em mais de mil veículos, sendo 86 da frota da Metrobus. O modelo ora implantado constitui ação promovida pela RedeMob Consórcios. As equipes do Governo de Goiás uniram esforços para garantir eficiência, praticidade e segurança aos usuários do transporte coletivo.
O novo sistema começará a funcionar à meia-noite do próximo sábado (23), em toda Região Metropolitana de Goiânia. Uma das grandes novidades é a ampliação das formas de pagamento. Por exemplo, os novos equipamentos vão permitir que os passageiros comprem os bilhetes escaneando o QRCode ou aproximando cartões de crédito/débito.
“É muito gratificante apresentar esse resultado, esse trabalho construído em conjunto com o Governo de Goiás, voltado para a população. Estamos mostrando que o governo está preocupado com o social, com os cidadãos”, disse o presidente interino da Metrobus, Miguel Elias.
Outra grande novidade é o sistema de biometria facial que irá identificar os rostos daqueles passageiros beneficiados com gratuidade no transporte coletivo e terão seu embarque liberado imediatamente.
Da mesma forma, a tecnologia também irá identificar o rosto dos cidadãos que tentarem fraudar o uso do Passe Livre, ou qualquer outra forma de burlar a liberação da catraca. De acordo com a RedeMob Consórcios, anualmente, esses delitos causam um prejuízo de cerca de R$ 5 milhões e a evasão desses valores é um dos motivos da necessidade de reajustar as tarifas todos os anos.
inco terminais de Goiânia já contam com os equipamentos do novo sistema de bilhetagem, são eles: Terminal Padre Pelágio, Terminal Dergo, Terminal Praça A, Terminal Praça da Bíblia e Terminal Novo Mundo. Terminais de Goianira, Senador Canedo e Trindade também já estão equipados.
O vice-governador Lincoln Tejota, coordenador do Programa, ressaltou que o GR tem buscado, em parceria com os órgãos estaduais, usar ferramentas tecnológicas para aprimorar a prestação do serviço ao cidadão.
“A administração pública precisa acompanhar os avanços da tecnologia e usá-los a favor da gestão e em benefício do cidadão. Agilidade, segurança e qualidade estão entre as nossas prioridades e que também estarão disponíveis aos usuários do transporte coletivo”, concluiu.
Na manhã desta quarta-feira (20), a coordenação do Programa Goiás de Resultados se reuniu com o presidente interino da Metrobus, Miguel Elias, para acompanhar e monitorar os avanços do projeto. “Tudo que estamos apresentando aqui só foi possível graças ao empenho, expertise e parceria de todos”, pontou o presidente.