Lincoln Tejota exalta iniciativa inédita do Goiás de Resultados, em parceria com Ipasgo

Projeto “Bebê Ipasgo” já é realidade. Recém-nascido ganha seu cartão de usuário ainda na maternidade

O Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás (Ipasgo) tem novo presidente, o advogado Hélio José Lopes, que tomou posse nesta quinta-feira (2). O vice-governador Lincoln Tejota deu às boas-vindas ao novo integrante do Governo de Goiás e ressaltou os avanços da parceria entre o instituto e o Programa Goiás de Resultados.  

“Junto ao Ipasgo e outros órgãos, nós estamos trabalhando na Força-Tarefa da Biometria Cidadã, um projeto muito importante, inédito no país, que tem o objetivo de unificar os bancos de dados de cada setor. Além de facilitar a vida dos cidadãos que recorrem ao serviço público, essas informações permitem que o governo desenvolva políticas públicas cada vez mais assertivas”, explicou o vice-governador. 

Por intermédio do Programa Goiás de Resultados, o projeto “Bebê Ipasgo” já é realidade nas unidades de saúde. A Rede Ipasgo está implantando medidas inovadoras que preveem o cadastro biométrico de bebês ao sistema do plano de saúde ainda nas maternidades. De acordo com o instituto, em junho de 2020, dois recém-nascidos já foram cadastrados e saíram do hospital com seu próprio cartão de usuário Ipasgo, podendo realizar todos os procedimentos e exames médicos necessários sem carência. 

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO) também participa do projeto implantando a biometria neonatal no Estado de Goiás. Sendo assim, é feita a verificação de reconhecimento biométrico entre a mãe e o recém-nascido antes de receberem alta na maternidade, diminuindo assim as trocas de bebês. A iniciativa ainda facilita a emissão da certidão de nascimento com CPF da criança.  

Coordenador do Goiás de Resultados, Lincoln Tejota ainda esclareceu que, somente no primeiro ano de atuação, o programa promoveu uma redução de gastos significativa aos cofres públicos. “Reunindo e discutindo com representantes do Ipasgo, Segurança Pública e outros setores envolvidos na força-tarefa, identificamos a possibilidade de deixar de gastar mais de R$ 20 milhões. Nesse momento de dificuldade financeira, todo recurso público precisa ser aplicado com responsabilidade e consciência”, acrescentou o vice-governador.  

Nova gestão

A posse do novo presidente do Ipasgo, Hélio José Lopes, aconteceu na manhã desta quinta-feira (2), no Salão Dona Gercina Borges, no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia. “Usuários e a população goiana nos esperam”, afirmou o novo presidente ao encerrar seu discurso de posse. 

Atualmente, o Ipasgo atende cerca de 625 mil pessoas e se tornou referência em pediatria e saúde da mulher. Em apenas oito meses, o projeto Ipasgo Clínicas realizou mais de 10 mil atendimentos. Seguindo as determinações do governador Caiado, o instituto elaborou um projeto que permitirá a inclusão de pais, filhos maiores de 18 anos, netos, bisnetos, genros e noras como dependentes. Essas alterações atendem às demandas dos servidores públicos do Estado, que tiveram esse direito retirado no ano de 2011, pelo governo anterior. 

Durante o período da pandemia do coronavírus, o instituto disponibilizou 90 leitos exclusivos para o tratamento da doença. “O Ipasgo tornou-se referência diante da pandemia da Covid-19. Antes, o instituto tinha dificuldade de prestar um serviço de excelência e agora conquistou o respeito de toda a rede. Esse foi um passo muito importante para a gestão”, disse Silvio Fernandes, agora ex-presidente do Ipasgo, durante seu discurso de despedida da presidência. 

A cerimônia foi acompanhada pelo governador Ronaldo Caiado, vice-governador Lincoln Tejota, ex-presidente do Ipasgo, Silvio Fernandes, prefeito de Anápolis, Roberto Naves, deputado federal José Mário Schreiner, secretários do Governo de Goiás e demais autoridades.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo