Iphan leva autoridades para visitar obras de restauração do 1º Quartel da Força Policial de Goiás
O chefe de gabinete da Vice-Governadoria e o secretário de Cultura conferiram de perto o andamento dos trabalhos; a reforma, custeada pelo Iphan, deve custar cerca de R$ 5 milhões
Na tarde dessa segunda-feira (3), uma comitiva de autoridades visitou as obras de restauração do imóvel que abrigou o 1º Quartel da Força Policial de Goiás. A edificação, construída em 1936, faz parte do conjunto arquitetônico erguido no Ciclo do Ouro da Cidade de Goiás.
As intervenções estão sendo custeadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). De acordo com o superintendente regional do instituto, Alysson Cabral, estão sendo gastos quase R$ 5 milhões na reforma do imóvel histórico.
O chefe de gabinete da Vice-Governadoria, Flávio Inácio, acompanhado do Secretário de Cultura, Adriano Baldy, foram guiados pelo superintendente do Iphan e fiscais das obras, para verem de perto o andamento dos trabalhos. Segundo os arquitetos e engenheiros responsáveis pelo projeto, a previsão inicial para entregar o imóvel completamente restaurado é de 18 meses.
O local, que antes do início das obras abrigava o 6º Batalhão da Polícia Militar (BPM) e o 4º Comando Regional da Polícia Militar de Goiás (CRPM), colocava em risco a segurança dos militares e chamava a atenção pelos graves problemas estruturais.
“Além de resgatar a história da Polícia Militar em Goiás, a obra irá respaldar as unidades que atuam na região. Em nome do vice-governador Lincoln Tejota, apoiamos a iniciativa. Será um espaço digno, seguro, para abrigar as forças policiais’’, ressaltou o chefe de gabinete Flávio Inácio.
A arquiteta do Iphan, Aline Amaral, explicou que além das funções operacionais de praxe, os quatro blocos do imóvel vão passar a abrigar um museu, um espaço dedicado aos ensaios da banda da Polícia Militar (PM), alojamentos, salas de aulas, consultórios odontológicos e academia para os oficiais.
Em seguida, o grupo de autoridade estendeu a visita ao Palácio da Instrução, que foi inaugurado em 1929 e é considerada a primeira edificação em estilo art-déco de Goiás. Atualmente, o prédio histórico abriga a Coordenação Regional da Educação (CRE). O casarão integra a relação de bens históricos tombados e também será reformado em breve, como anunciou o governador Ronaldo Caiado.