“Governo trabalha para garantir a segurança dos turistas”, afirma Lincoln Tejota
Vice-governador participou do lançamento da Operação Férias Turista Seguro 2019, do Corpo de Bombeiros. Iniciativa prevê ações educativas, preventivas e de atendimento às emergências
Presença e atuação ostensiva de aproximadamente 350 bombeiros, entre guarda-vidas e mergulhadores, nas praias ao longo do rio, além de aporte de viaturas, embarcações, equipamentos e materiais
O vice-governador Lincoln Tejota lançou a Operação Férias Turista Seguro 2019, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, que tem como principal objetivo evitar mortes por afogamento, em especial no Rio Araguaia, durante o mês de julho. Os bombeiros usarão drones para realizar salvamentos. A solenidade ocorreu no 1º Batalhão Bombeiro Militar, na manhã desta sexta-feira (28), ocasião em que Lincoln Tejota representou o governador Ronaldo Caiado.
Durante o evento, o vice-governador ressaltou que o “governo trabalha para que o mês de férias seja marcado pelas boas lembranças dos momentos de lazer e tranquilidade, seja nos municípios banhados pelo querido Rio Araguaia ou em qualquer outro ponto turístico Estado afora”. Goiás tem mais de 80 municípios com potencial turístico e que devem contar com fluxo de visitantes neste período de férias.
Acompanhado do comandante-geral dos Bombeiros, coronel Dewislon Adelino Mateus; do presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral; e do presidente da Saneago, Ricardo Soavinski, Lincoln Tejota reforçou o empenho do Estado para manter os baixos índices de acidentes durante o mês de julho. “São inúmeros investimentos em equipamentos e, sobretudo, na qualificação de homens e mulheres – sem dúvida os melhores do Brasil –, que serão os responsáveis por guardar as nossas vidas”, pontuou.
A Operação Férias Turista Seguro 2019 inclui ações preventivas e de atendimento às emergências, com a distribuição de cartilhas, folders e a presença e atuação ostensiva de aproximadamente 350 bombeiros, entre guarda-vidas e mergulhadores nas praias ao longo do rio, além de aporte de viaturas, embarcações, equipamentos e materiais. Às margens do Rio Araguaia, os bombeiros estarão presentes em Aragarças, Itacaiú, Britânia, Aruanã, Cocalinho, Bandeirantes e Luiz Alves, distrito de São Miguel do Araguaia.
A Operação Férias Turista Seguro contará com um Posto de Comando em Aruanã. O local oferece ótimas instalações e tecnologias para concentrar as informações referentes à operação e acolher os veículos de comunicação. Haverá também um posto avançado em Alto Paraíso de Goiás, local muito procurado por turistas durante as férias, e outro em Araguapaz.
Tecnologia
Uma das marcas da operação será o melhor uso da tecnologia na proteção da vida. Drones serão utilizados pelos bombeiros. As imagens captadas por uma câmera de alta resolução instalada no aparelho serão transmitidas em tempo real para um tablet que ficará com o piloto. O equipamento apoia o trabalho do Corpo de Bombeiros em salvamentos aquáticos e terrestres, na busca de pessoas e no resgate de corpos de afogados.
Também será disponibilizado para os turistas um aplicativo com informações, mapas e dicas de segurança da operação. A iniciativa foi elogiada pelo vice-governador Lincoln Tejota. “Nosso reconhecimento a todos os envolvidos, que não mediram esforços na consolidação e oferta de tecnologias que possam proporcionar ainda mais segurança aos turistas”, disse, ao enfatizar também a qualidade do recurso humano das forças de segurança do Estado.
Acessibilidade
Entre os equipamentos que serão utilizados pela corporação e que foram apresentados, destaca-se a cadeira anfíbia, resultado de parceria entre o Estado e a iniciativa privada e que possibilitará aos turistas idosos e àqueles que dependem de cuidados especiais de mobilidade acesso ao Rio Araguaia. “Recentemente pudemos falar a um grupo de empresários asiáticos que Goiás caminha para ser o primeiro Estado brasileiro a oferecer turismo com acessibilidade”, relatou.
As cadeiras auxiliam os banhistas para que vivenciem a experiência de entrar no rio sem nenhuma preocupação e sob a proteção dos guarda-vidas. Os equipamentos são chamados de “anfíbios” por serem fabricados com pneu especial que permite o transporte fácil na areia e, ainda, possibilita ao usuário flutuar na água sem se afundar.
Fotos: Jota Euripedes