Goiás ganha primeiro HUB público de inovação; vice-governador marca presença na inauguração

Entrega oficial do espaço, realizada na noite desta quarta-feira (08), foi prestigiada por Daniel Vilela, além de representantes de universidades, empreendedores e estudantes. Local foi projetado para coworking, reuniões e capacitações, além de programas de aceleração de empresas

Com investimento de mais de R$ 12 milhões do Tesouro Estadual, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), inaugurou, nesta quarta-feira (08/02), em Goiânia, o mais novo Centro de Excelência em Empreendedorismo Inovador (Ceei) – HUB Goiás. Trata-se do primeiro hub de inovação público da região Centro-Oeste do país, onde empresas e startups poderão se conectar, ter acesso a investidores, mentores e fornecedores, além de receber suporte para aceleração. 

Durante a cerimônia, o espaço localizado no setor Leste Universitário, em Goiânia, recebeu diversas autoridades, estudantes e empreendedores. O vice-governador Daniel Vilela destacou que o hub terá impacto positivo na economia e na vida dos goianos. “Tenho certeza de que com a base construída pelo governador Ronaldo Caiado, materializada com esse espaço público aqui, nós teremos condições de avançar muito mais, projetando Goiás para o restante do país. Acredito que o investimento em inovação e tecnologia pelo setor público é o caminho para melhorar a vida do cidadão”, enfatizou. 

Para o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, o novo ambiente representa a consolidação de uma série de ações do Governo de Goiás para promover a inovação. “Este HUB é um símbolo. Ele mostra todo esforço que vem sendo feito ao longo do tempo para agregar e desenvolver o ecossistema da inovação em Goiás”, disse. O secretário de Desenvolvimento e Inovação, Marcio Cesar Pereira, complementou: “É preciso ter ciência e tecnologia para ser competitivo. Os países que estão melhor posicionados fazem isso. Nós precisamos trazer os talentos para cá e fazer com que eles se sintam em casa”. 

HUB Goiás
Com mais de dois mil metros quadros e três pavimentos, o HUB Goiás tem ambientes de coworking e espaços multifuncionais para realização de reuniões, capacitações e eventos que serão abertos ao público por meio de cadastro. Além disso, serão realizadas palestras, cursos de curta duração e workshops, assim como programas de aceleração para empresas de base tecnológica e de impacto socioambiental. Para a gestão da estrutura, o Governo de Goiás vai lançar um edital para seleção de organização social.

A empresária Rízia Andrade elogiou o HUB Goiás. “É muito bom ter um espaço público em que as empresas podem se conectar, compartilhar sobre inovação, encontrar com possíveis clientes, ter a oportunidade de aprender e fazer treinamento. É bom ver que realmente estão se preocupando com inovação e com ambiente para as empresas crescerem”, celebrou. Já o empresário Ricardo Clemente acredita que o centro de excelência é um passo importante para incentivar o nascimento de novas startups em Goiás. “A iniciativa de juntar pessoas com o mesmo interesse, que amam inovação e tecnologia, para que elas possam trocar experiências e ideias sobre seus projetos, é muito importante. Desta troca surgem novas ideias”, pondera.

Também participaram da solenidade de inauguração do HUB Goiás o secretário de Estado da Administração, Francisco Sérvulo Freire Nogueira; o reitor da Universidade Estadual de Goiás, Antônio Cruvinel; o vice-reitor da Universidade Federal de Goiás, Jesiel Carvalho, representando a reitora Angelita Lima; e o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás (Fapeg) Robson Vieira, entre outras autoridades.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo