“Existe plena consciência da moralidade e legalidade sobre a obra do Cora”, destaca Daniel Vilela

Junto ao governador Ronaldo Caiado, artistas e autoridades do Estado, o vice-governador participou, nesta quarta-feira (29/11), da vistoria à construção do hospital que será referência em tratamento contra o câncer, em Goiás. Com andamento acelerado, 40% das obras já foram executadas

Goiás tem, anualmente, cerca de 22 mil casos de câncer por ano. Desse total, uma média de 33% dos pacientes busca tratamento em Barretos, no Hospital de Amor, referência no atendimento à enfermidade. Para mudar esse panorama e facilitar o atendimento aos doentes e suas famílias, o Governo de Goiás está erguendo o Complexo Oncológico de Referência do Estado (Cora). Junto ao governador Ronaldo Caiado, autoridades do Estado e artistas, o vice-governador Daniel Vilela visitou as instalações nesta quarta-feira (29/11) e ressaltou que a construção segue as normas legais e só trará benefícios para o Estado. “Existe plena consciência da moralidade e legalidade sobre a obra do Cora”

Daniel Vilela ainda enfatizou a importância da construção do hospital, que será referência para o povo goiano. “É uma obra que tem impacto em todo o Estado. Os municípios da região do extremo sudoeste, do norte e do nordeste acabam tendo que se deslocar para o hospital de Barretos e, de alguma forma, conseguir endereço no Estado de São Paulo para poder receber os remédios de alto custo por parte do governo. Com o Cora, essa realidade vai mudar”, afirmou. 

A visita à obra do hospital contou com a presença de artistas reconhecidos nacionalmente, que manifestaram apoio ao Cora. O sertanejo Gustavo Lima, as cantoras Maiara e Maraisa e o locutor Cuiabano Lima defenderam a construção do hospital, dada a importância da obra. “A gente apoia o Cora para o que precisar. Vamos estar sempre aqui para ajudar”, enfatizou  Maiara.

O andamento da construção do Cora está bem avançado. Cerca de 40% da execução obra já foi realizado e tão logo seja inaugurado, já fará diferença na vida dos goianos, isso porque Goiás realiza, por ano, 4.5 mil cirurgias oncológicas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e, com o Cora, a previsão é chegar a 7.2 mil procedimentos cirúrgicos. O hospital terá capacidade mensal, ainda, para 13.500 consultas por mês, 3.5 mil exames de imagem e 600 internações. A gestão será feita em parceria com a entidade filantrópica Fundação Pio XII, responsável por manter o Hospital de Amor, em Barretos

Presidente da fundação, Henrique Prata destaca que no ano passado 8.630 pacientes de 156 municípios goianos buscaram atendimento em Barretos, o que reforça a necessidade de ofertar o tratamento em Goiás. “O Governo de Ronaldo Caiado conseguiu economizar com muita gestão e eficiência. O projeto que está vindo para cá é invejável, nenhuma medicina privada vai ter oferta de qualidade para curar mais do que o hospital do Cora”. 

Prefeito de Valparaíso de Goiás, Pábio Mossoró, afirma que o hospital vai ter grande valia para a população de sua cidade. “Além de atender Goiânia e a região metropolitana, vai atender todo o estado de Goiás. Então, é um avanço na saúde que o estado está promovendo hoje. O governador sempre foi um governador que olhou e deu atenção especial em investimentos na área da saúde. E, certamente, esse hospital aqui vai garantir às crianças do nosso estado um tratamento digno, sem precisar deslocar para outro estado”.

Foto: André Costa
Vice-governadoria |Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo