Comitê Goiás de Resultados realiza reunião piloto com Secretaria de Indústria e Comércio para refinar metas propostas

Experiência será estendida a todos os demais órgãos, visando cumprir todas as etapas de detalhamento das ações de governo identificadas pelos líderes de resultados como prioritárias em suas pastas

Membros do Comitê Gestor do Programa Goiás de Resultados se reuniram, nesta tarde de quinta-feira, 8, com o ponto focal e os líderes de resultados da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços para aplicar metodologia de refinamento das metas propostas como prioritárias e que se encontram sob análise. O objetivo é que o órgão faça um alinhamento de metas e políticas públicas com suas jurisdicionadas, definindo cronograma de execução, investimento e impacto dos seus resultados, por meio de um lente de transversalidade e complementaridade das entregas e ações. A metodologia será replicada nos demais órgãos do governo estadual.
 
De acordo com Madson Ribeiro, integrante do Comitê Gestor, o processo de refinamento cumpre quatro etapas distintas, sendo a primeira delas a contextualização e identificação de afinidades das metas. Depois, é feito o alinhamento entre o órgãos da administração direta e seus órgãos jurisdicionados. 
Numa terceira fase, se faz o detalhamento das entregas, identificando as necessidades e oportunidades de transversalidade com outros órgãos do governo do Estado. Por fim, esse detalhamento final, que inclui a meta estratificada por quantidade, tempo, entregas parciais e totais, investimentos necessários e principalmente o impacto dos resultados na qualidade de vida da população (legado de transformação social) e na gestão pública estadual (legado institucional).

Bruno Neto, também integrante do Comitê Gestor, destacou a importância do fortalecimento da cultura de diálogo entre os diversos órgãos do Estado na execução do Programa Goiás de Resultados, que é coordenado pelo vice-governador Lincoln Tejota. Durante a reunião, ele ressaltou que em administrações bem sucedidas, uma das principais estratégias é exatamente a transversalidade e a forte comunicação,  e que o modelo de gestão em que os órgãos se isolam e não conseguem estabelecer relações cooperativas com outros órgãos está superado. 

O Programa Goiás de Resultados tem como secretário executivo do Comitê Gestor o secretário de Administração Pedro Sales. Criado em 15 de maio, o programa tem por objetivo executar e monitorar por meio de uma forte governança as metas prioritárias definidas pelo governador Ronaldo Caiado, a serem executadas ao longo desta gestão. 

Neste momento, depois que os líderes de resultados identificaram as metas e as apresentaram ao Comitê, que por sua vez as submeteu ao governador Ronaldo Caiado, todas as propostas estão sendo analisadas pelo governador e tratadas, por sua determinação, para obtenção de um resultado mais concreto de obras e serviços para o cidadão.

Pela Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços participaram da reunião o subsecretário Adonídio Neto, que é ponto focal do Goiás de Resultados naquela pasta, e os subsecretários e líderes de resultados César Sotkeviciene e Desireé Penãlba.

Fotos: Comunicação Setorial SIC

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo