Goiás busca novas parcerias comerciais com a Espanha
Vice-governador recebe cônsul honorário da Espanha em Goiás, Juan Angel Zamora, com quem busca estreitar as relações entre o Estado e aquele país
O vice-governador Lincoln Tejota recebeu na manhã desta quarta-feira, 17, o cônsul honorário da Espanha em Goiás, Juan Angel Zamora, para discutir o aprofundamento das relações comerciais entre Goiás e Espanha, em razão do recente acordo de livre comércio assinado entre a União Europeia e o Mercosul, formando o maior bloco econômico do mundo. Durante o encontro, eles discutiram a possibilidade de uma missão do governo de Goiás e de empresários goianos àquele país ainda este ano.
Segundo Lincoln Tejota, Goiás tem grande interesse em fortalecer as relações comerciais com a Espanha, buscando um caminho novo de intercâmbio comercial. “Temos no nosso Estado potencialidades em todos os setores, e esta é a hora de atrairmos investimentos, gerar empregos e criar em Goiás uma agenda forte de crescimento e desenvolvimento”, afirmou.
Juan Zamora estava acompanhado dos advogados Fabrício Britto e Wamir Cunha, assessores do Consulado da Espanha em Goiás, e destacou que seu país tem uma expertise em infraestrutura, pois ao entrar na Comunidade Europeia fez todo um esforço no sentido de melhorar sua infraestrutura e logística. “Hoje temos por exemplo uma das maiores redes ferroviárias do mundo”, disse.
Zamora, que é empresário e dono da incorporadora Euroamérica, destacou que “a Espanha está pronta para ajudar o Estado de Goiás e prestar todo apoio necessário ao seu desenvolvimento”. Segundo observou, atualmente, os investimentos espanhóis no Brasil estão concentrados em São Paulo, onde uma telefônica espanhola ficou com 35% da Telesp e o Santander comprou o Banespa. Empresas espanholas também participam de licitações na área ferroviária.
Uma nova reunião será agendada entre a Vice-Governadoria e o Gabinete de Gestão de Assuntos Internacionais com o embaixador da Espanha no Brasil, Fernando García Casas, para identificação de eventos naquele país atrativos aos empresários goianos, e apresentação dos potenciais do Estado de Goiás de interesse dos investidores espanhois, entre eles o de Turismo.