“Temos inúmeros avanços para apresentar à sociedade na área ambiental”, destaca Lincoln Tejota
Vice-governador participou do lançamento dos sistemas de Cadastro de Barragens e de WebOutorga, e balanço de seis meses da Semad
“Graças ao trabalho transparente e comprometido da Semad, temos inúmeros avanços para apresentar à sociedade na área ambiental”. Essa foi a avaliação do vice-governador Lincoln Tejota, que participou nesta sexta-feira, 19, ao lado do governador Ronaldo Caiado, e da secretária Andréa Vulcanis, do balanço de seis meses da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Na ocasião, foram lançandos o Sistema de Cadastro de Barragens e o novo sistema de WebOutorga.
Vulcanis explicou que o Sistema de Cadastro de Barragens vai monitorar os barramentos goianos e reunir informações sobre os empreendimentos no Estado. De acordo com a secretária, estão previstas o cadastramento de nove mil barragens. Já o WebOutorga irá passar todo o sistema de pedidos e análise de outorgas para a via digital.
“Temos que ter um olhar diferente sobre essa pasta e isso vem sendo feito. Sob a coordenação da secretária Andréa Vulcanis, foi feito um diagnóstico minucioso para levantar a real situação da Semad e seus maiores gargalos”, disse o vice-governador. Entre eles, Lincoln destacou milhares de processos parados e procedimentos altamente burocratizados, o que acaba impedindo o crescimento do Estado e a geração de empregos”, pontuou.
Balanço
Vulcanis apresentou o cenário encontrado no início da atual gestão e os avanços obtidos ao longo dos primeiros seis meses de gestão. Entre eles, a redução da fila de espera de cerca de 2,5 mil processos de licenciamento ambiental. Na outorga ambiental, a fila de espera era de quatro anos para concessão de outorgas de recursos hídricos, com seis mil pedidos retidos.
O governador Ronaldo Caiado, por sua vez, destacou o perfil técnico e conciliador de Andréa Vulcanis como fundamental para o sucesso das ações da pasta. Ele lembrou algumas importantes ações realizadas neste primeiro semestre, como o lançamento do programa Juntos Pelo Araguaia. A iniciativa conta com o apoio do governo federal e do governo do Mato Grosso e irá recuperar cinco mil hectares das margens do rio em Goiás e cinco mil hectares em Mato Grosso.
“Com a força de seus argumentos, a secretária Andréa Vulcanis nos mostra que devemos conviver com um respeito enorme ao meio-ambiente sem esquecer também da nossa responsabilidade com a geração de empregos e desenvolvimento do Estado.”, afirmou o governador Ronaldo Caiado, ao pontuar que o setor rural já mostrou a capacidade de conviver com total respeito ao meio ambiente.
Outra ação que ganhou destaque no balanço dos seis meses foi a assinatura do decreto de alerta hídrico nas bacias hidrográficas do Rio Meia Ponte e do Ribeirão João Leite. O decreto integra o Plano de Gestão dos Recursos Hídricos de Goiânia e Região Metropolitana com ações preventivas envolvendo todas as precauções necessárias para garantir a disponibilidade de água para as pessoas, animais, agricultura e indústria.
Mais ações
Neste semestre, foi criado o Parque Estadual de Águas Lindas, com mais de dois mil hectares; revisão de contratos assinados na gestão anterior, com uma economia de 2,8 milhões; estruturação da fiscalização ambiental; projetos de revitalização de bacias hidrográficas; elaboração do Plano Estadual de Saneamento; criação de oito grupos de força-tarefa para solução de clássicos de análise de licenças; entre outras ações.
Também participaram da solenidade, a primeira-dama e presidente da Organização das voluntárias de Goiás, Gracinha Caiado; deputados Cairo Salim e Amauri Júnior; procurador-geral de Justiça, Aylton Vechi; secretários de governo; superintendentes; representantes da área ambiental e do setor produtivo; entre outras autoridades.
Fotos: Fernando Leite