A Escola do Futuro representa a transformação que este governo promoveu na região do Entorno do DF”, avalia Daniel Vilela.

O Governo de Goiás inaugurou na cidade de Valparaíso, uma nova unidade de ensino voltada para cursos profissionais e tecnológicos. Durante a cerimônia, o vice-governador ressaltou a importância da escola para a formação de jovens para as novas demandas do mercado de trabalho

A oferta de educação de qualidade, alinhada com as demandas globais, é um pilar essencial para a visão de progresso e desenvolvimento. É o que defendeu o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, ao apontar que a inauguração da Escola do Futuro de Valparaíso “representa a transformação que este governo promoveu na região do Entorno do DF nos últimos anos”. Segundo ele, a garantia de acesso gratuito a um espaço de formação moderno e com ferramentas de última geração reforça o compromisso do governador Ronaldo Caiado em promover o desenvolvimento, a cidadania e um futuro de melhores condições.

“Um local que vai transformar vidas, especialmente de muitos jovens que precisam estar habilitados para ocupar as funções necessárias e bem remuneradas que são vinculadas às habilidades digitais”, definiu o vice-governador, ao pedir que a comunidade conheça a estrutura da Escola do Futuro. “Aqui temos laboratórios de robótica, programação, e-sports, biblioteca, incubadora e tantas outras ferramentas que estão disponíveis para todos”, reforçou.

O vice-governador ainda defendeu que é preciso reconhecer a função social da Escola do Futuro, que “é um equipamento público que consegue formar jovens, tornando-os independentes financeiramente, graças ao ensino de habilidades demandadas pelo mercado atual”.

A unidade inaugurada em Valparaíso é a segunda da região do Entorno do DF – a primeira fica em Santo Antônio do Descoberto. Por meio do Goiás Social, as Escolas do Futuro são uma iniciativa de educação gratuita e de qualidade para jovens do ensino médio, superior e pessoas que procuram recolocação profissional ou querem empreender. Foram criadas em 2021 mediante convênio firmado entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Universidade Federal de Goiás (UFG).

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site www.efg.org.br. Conforme o titular da Secti, José Frederico Lyra Netto, a grande procura por cursos na região demonstra que há uma demanda reprimida. “No Entorno de Brasília, abrimos, só neste ano, 1,7 mil vagas e tivemos 2,66 mil inscritos”.

Social
 Logo após a inauguração da Escola do Futuro, foi realizada a cerimônia de entrega de cartões de benefícios sociais a 1.147 selecionados pelos programas Mães de Goiás, Dignidade e Aluguel Social. “Acho que tudo isso representa bem a marca do governador Ronaldo Caiado, que vai desde o atendimento à família que precisa de amparo imediato até a criação das condições para que os jovens e os adultos também estejam qualificados para estarem no mercado de trabalho”.

Ao todo foram entregues 121 cartões do programa Dignidade, que atende pessoas idosas entre 60 e 64 anos com R$ 300,00 mensais, e outros 549 cartões do Mães de Goiás, voltado às mulheres com crianças entre 0 e 6 anos de idade. Também foi repassado pela Agência Goiana de Habitação (Agehab), 477 cartões do Aluguel Social, que concede subsídio de R$ 350 por mês, durante 18 meses, para famílias em situação de vulnerabilidade.

Foto: André Costa
Vice-governadoria | Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo