Governador Ronaldo Caiado inaugura Ipasgo especializado em Saúde Mental

Durante o evento, também foi anunciada a chegada de cerca de 140 mil doses da vacina contra a Covid-19 em Goiás

Nesta sexta-feira (22), o governador Ronaldo Caiado inaugurou o primeiro Ipasgo Clínicas Especializado em Saúde Mental do Estado de Goiás, no Setor Campinas, em Goiânia. O chefe de gabinete da Vice-Governadoria, Flávio Inácio, representou o vice-governador Lincoln Tejota na solenidade. A estrutura de 497 metros quadrados tem capacidade para o atendimento mensal de 1,5 mil pessoas em psiquiatria, psicologia e terapia complementar (arteterapia, musicoterapia e teatro) e foi adaptada para o padrão clínico-ambulatorial, com investimento de R$ 250.446,00.

Ele aproveitou a oportunidade para anunciar que Goiás vai receber 140 mil doses da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford e a Astrazeneca, de um total de 2 milhões de doses vindas da Índia. A chegada do carregamento ao estado está prevista para o domingo (24) ou segunda-feira (25), depois de passarem pelos testes da Anvisa. 

O governador também falou de sua esperança de que, o mais brevemente possível, seja aprovada outra vacina no Brasil, como a russa Sputnik, que está avançando no processo de atendimento das exigências. “É mais uma arma na luta contra esse vírus que já trouxe tanto sofrimento para o nosso povo e tanto prejuízos para a economia e outras áreas da gestão pública”, completou.

Sobre a nova clínica, Ronaldo Caiado reforçou o discurso de que só entrega obras prontas e em pleno funcionamento. Além disso, lembra que Goiânia é a primeira cidade a receber o benefício porque a região metropolitana tem 197 mil usuários do Ipasgo, número que corresponde a 29% dos 442 mil associados espalhado pelo estado.

Unidade de Campinas

A unidade de Campinas é a quinta clínica entregue aos goianos. Nas outras quatro – duas em Goiânia (Setor Oeste e Setor Universitário), uma em Aparecida de Goiânia e uma em Anápolis – já foram realizadas mais de 90 mil consultas entre 2019 e 2020, em especialidades como saúde da mulher, clínica geral, cirurgia vascular, angiologia, endocrinologia, reumatologia e pediatria, com pronto-atendimento pediátrico 24 horas, exames e boxes de observação.

Hélio José Lopes, presidente do Ipasgo, enfatiza que, pensando em prestar um serviço de muita qualidade, o Ipasgo credenciou 20 psiquiatras, 20 psicólogos e 10 enfermeiros para os cuidados à saúde mental da população em regime de plantão, das 7 às 19 horas, para atender baixa, média e alta complexidades. “A procura por essa especialidade é tão grande, que já estamos com as agendas praticamente lotadas”, informou.

Ele também contou que a concretização desse projeto é um desejo antigo do governador, do vice-governador e de toda a equipe da saúde estadual e que todos escolheram este mês emblemático para fazer a entrega, pois é quando ocorre a campanha Janeiro Branco, que conscientiza, orienta e inspira indivíduos e autoridades sobre questões relacionadas à saúde mental e à preservação da vida.

Ismael Alexandrino, secretário da Saúde, observou que a área foi negligenciada durante longos anos no estado, mas que isso mudou na gestão de Ronaldo Caiado. “Essa inauguração vem em momento oportuno e de forma estruturante. Estamos encarando a doença mental como ela é, principalmente após um ano muito complicado como o de 2020, com consequências psíquicas fortes”, disse.

O secretário pontuou a existência de uma demanda muito grande e reprimida, porque há um estigma de que “problema psiquiátrico é coisa de doido”. Para ele, é preciso que a população se conscientize de que é uma doença como outra qualquer, que já tem prevenção, tratamento e terapia. “Goiás está dando um passo largo e importantíssimo na estruturação da saúde mental”, concluiu. 

Regionalização do Ipasgo

Em dezembro de 2020, o Governo de Goiás lançou o projeto de regionalização do Ipasgo Clínicas para 12 regiões, envolvendo 262.651 beneficiários. As cidades de Jataí, Mineiros, Formosa, Luziânia (ou Valparaíso), São Luís de Montes Belos, Porangatu, Uruaçu, Catalão, Ceres, Itaberaí, Itumbiara e Morrinhos devem ser os polos contemplados.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo