Lançamento de cerveja goiana marca regionalização do desenvolvimento

Bebida é produzida a partir da mandioca, adquirida de pequenos produtores goianos. Vice-governador Lincoln Tejota participou do evento

Goiás agora possui uma cerveja genuinamente goiana. A Esmera foi lançada nesta terça-feira (8), em Anápolis, com a presença do governador Ronaldo Caiado, do vice-governador Lincoln Tejota e de executivos da Ambev, fabricante da bebida, que possui a mandioca como um dos ingredientes.

A iniciativa fomenta a regionalização do desenvolvimento, tanto econômico, quanto social, prioridade para o Governo de Goiás e valoriza a agricultura familiar. A mandioca é adquirida de pequenos produtores rurais, a fim de proporcionar renda e melhor qualidade de vida.

Inicialmente, a parceria entre o governo estadual e a Ambev ia beneficiar apenas produtores da Região Nordeste do estado, uma das mais carentes de investimentos e com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). No entanto, diante do aumento da necessidade, a cervejaria passou a adquirir também de agricultores de outras regiões de Goiás.

“Mais do que uma cerveja feita em Goiás, a Esmera significa mais esperança aos produtores rurais. Algumas famílias tinham renda per capita de até R$ 200 e essa comercialização representa a possibilidade de melhores condições de vida. Vida longa à Esmera e a essa parceria, que beneficia tantos goianos”, declarou o vice-governador.

A Esmera é produzida na fábrica da Ambev de Anápolis e possui apoio do Governo de Goiás na seleção dos produtores, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Gabinete de Políticas Sociais, Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e Secretaria da Retomada.

Em pouco mais de dois meses, foram adquiridas mais de 220 toneladas, beneficiando 350 pessoas da cadeia produtiva. A expectativa é de que, no futuro, até 2500 pessoas sejam impactadas positivamente.

“Em qualquer lugar do estado que precisar, haverá a mão forte do governo para que possamos combater as desigualdades regionais que tanto penalizam milhares de goianos”, afirmou o governador.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo