Mais de mil smartphones apreendidos pela Receita Federal são doados para estudantes de escolas públicas

“Aparelhos que seriam usados para enriquecimento ilícito transformarão as vidas desses alunos”, disse o vice-governador Lincoln Tejota

“Investir em educação é construir um futuro diferente para o nosso povo”, disse Lincoln Tejota na manhã desta quinta-feira (24), durante cerimônia de entrega de 1.136 smartphones aos alunos e professores da rede estadual de educação. Os aparelhos foram doados pela Receita Federal e vão atender aqueles que não possuem acesso à internet.

Em razão da pandemia, as aulas presenciais foram suspensas nas escolas e os conteúdos passaram a ser ministrados à distância. A situação acabou excluindo boa parte dos estudantes e professores de baixa renda. Pensando nessas pessoas, o governador Ronaldo Caiado determinou que a equipe do Governo de Goiás desenvolvesse novas estratégias que atendessem aqueles que não têm condições financeiras de adquirir aparelhos eletrônicos e pacotes de internet.

As articulações da Secretaria de Indústria e Comércio (SIC) e da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (SEDI) resultaram em duas entregas que vão beneficiar milhares de pessoas em todo o estado. Uma delas é a doação da Receita Federal em Goiás de 1.136 smartphones, que haviam sido apreendidos em operações de combate ao contrabando e sonegação de impostos.

Agora, os aparelhos vão atender alunos e professores da rede estadual sem acesso à internet. Três estudantes da rede estadual de ensino, Marcos André, Thauana Guadalupe e Walisson Pereira, estiveram hoje no Palácio das Esmeraldas para receber seus aparelhos diretamente das mãos do governador Ronaldo Caiado, do vice-governador Lincoln Tejota, do delegado da Receita Federal em Goiás, José Aureliano Matos, e secretários.

“Vemos aqui aparelhos que seriam usados para enriquecimento ilícito, transformando as vidas desses alunos e de suas famílias. Estamos mostrando para os goianos, para o Brasil, que é possível fazer política de um jeito diferente”, disse o vice-governador ao exaltar o sucesso das parcerias buscadas fora da administração pública para fazer entregas que impactam de forma positiva a vida da população. 

Na ocasião, o governador Ronaldo Caiado também assinou decreto que cria o Programa de Recondicionamento de Equipamentos Eletrônicos, o Sukatech. Desenvolvido pela SEDI, o projeto viabilizará a recuperação de computadores e outros aparelhos para doá-los a escolas e organizações da sociedade civil. Para três anos de projeto estão previstos investimentos de R$ 2,9 milhões. Os recursos, provenientes do Tesouro Estadual, serão utilizados na implantação da estrutura física e tecnológica, equipamentos e equipe técnica.

O Sukatech vai auxiliar a formação profissional de jovens na área de tecnologia da informação, ao mesmo tempo em que apoia o descarte responsável de materiais, periféricos e equipamentos de informática da administração pública. A expectativa do secretário Márcio Pereira, titular da SEDI, é de que o Estado passe a receber doações de organizações públicas e privadas deste tipo de material.

O projeto prevê a implantação de um Centro de Recondicionamento de Computadores e Capacitação (CRC). “Ele será implantado em uma das unidades da Escola do Futuro, onde vamos modificar a vida de muitos jovens por meio do conhecimento e aprendizado de uma nova profissão, além de transformar o que poderia virar lixo tecnológico, em equipamentos para escolas e organizações sociais”, explica o secretário.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo