Secretaria de Saúde criará coordenação interna no Goiás de Resultados

Líderes de Resultados da pasta ficarão vinculados exclusivamente ao acompanhamento e execução das metas prioritárias de saúde. Expectativa do Comitê Gestor é que ideia se consolide, também, em outros órgãos

Em reunião com o Comitê Goiás de Resultados, técnicos da Secretaria de Saúde anunciaram que está sendo criada uma coordenação interna composta pelos líderes de resultados da pasta, vinculados exclusivamente ao acompanhamento e execução das metas prioritárias da saúde no Estado. “A ideia é excelente porque teremos pessoas descoladas das atividades-meios e focadas integralmente nas prioridades que vão gerar o benefício direto para o cidadão”, afirmou o vice-governador Lincoln Tejota, coordenador do programa.

Conforme tem acentuado o vice-governador, o Programa Goiás de Resultados tem a função de dar um foco para a administração pública na priorização de suas entregas, levando o serviço direto para a população. Para Lincoln Tejota, “a criação de uma coordenação exclusiva para o Programa gera uma possibilidade fantástica que pode ser expandida para os demais órgãos”.

Segundo o vice-governador, no dia a dia, os servidores vão tendo sua atenção desviada pelas urgências e emergências que são comuns da administração pública, e que acabam tirando o foco da finalidade principal. “As atividades meio consomem o tempo das pessoas e nem sempre geram o benefício direto para o cidadão”, observou. “A criação da coordenação interna do Goiás de Resultados vincula os servidores automaticamente nas entregas estratégicas, garantindo que tenha sempre recursos humanos capacitados e empregados em gerar as soluções”, disse.

O Comitê do programa tem como gestor executivo o secretário de Administração, Pedro Sales; e é formado por Bruno Netto, da Vice-Governadoria; Lara Garcia Borges Ferreira, da Secretaria de Administração e Madson Ribeiro, da Governadoria.

Metas

Para Madson Ribeiro, integrante do Comitê Gestor, a iniciativa da Secretaria de Saúde é um avanço porque cria uma estrutura dentro da pasta para que os líderes de resultados possam efetivamente se dedicar exclusivamente às metas do governo. “Precisamos ter muito claro o que é meta prioritária para o órgão, o que é para o governo e o que é para o cidadão”, destacou Madson, lembrando que muitas vezes, isso não está claro para quem está nos órgãos envolvidos em atividades emergenciais.

“A partir desse pressuposto, a gente começa a perceber que o desvio da finalidade, o principal envolvimento de gasto de energia dos servidores está muito desfocado do que é a principal finalidade do governo”, continuou. Madson lembrou que o Programa Goiás de Resultados busca corrigir essas situações e dando um foco maior nas entregas finalísticas, que transformam a sociedade, que melhoram a qualidade de vida da população; não deixando de lado, mas, se contrapondo às ações que acabam tomando muito tempo e que às vezes não estão vinculadas a nenhuma entrega.

O Comitê Goiás de Resultados realizou reuniões de alinhamento e refinamento das metas que recebeu, discutindo com os líderes de resultados de diferentes órgãos a viabilidade das propostas apresentadas e formas alternativas para a melhoria dos serviços que o governo oferece à população. Os integrantes do Comitê já se reuniram com a Junta Comercial (Juceg), com a Polícia Civil, com a Secretaria de Educação e com a Secretaria de Saúde.

Novos encontros estão agendados pelo Comitê Gestor para a busca de soluções em outras áreas do governo, para que haja uma maior aderência das metas aos objetivos do programa, para que o governo possa oferecer metas prioritárias que sejam viáveis e estejam no plano de governo e que, de fato, atenda às necessidades da população.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo