Administração Penitenciária de Goiás e UFG se unem no combate à Covid-19

Em meio à emergência do combate ao coronavírus, a UFG e a DGAP iniciaram a produção de 200 mil máscaras e seis mil aventais para uso de profissionais da saúde em hospitais públicos da cidade. A Produção, que começou no último sábado, dia 28, com o treinamento dos custodiados envolvidos no trabalho, utiliza mão-de- obra carcerária. Parte do material produzido vai ficar com o sistema penitenciário para distribuição aos servidores da instituição

A Secretaria de Segurança Pública, por meio da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), e a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Faculdade de Enfermagem, firmaram parceria para a produção de máscaras de proteção individual e aventais para profissionais da saúde de hospitais da rede pública no Estado, com a utilização de mão de obra carcerária. A expectativa é de que sejam produzidas 200 mil peças e seis mil aventais, pelos próximos seis meses. A reunião entre as duas instituições ocorreu na última quinta-feira, dia 26.

A produção, que começou no sábado, dia 28, com o treinamento dos custodiados envolvidos, ocorre dentro na indústria do Complexo Prisional  de Aparecida de Goiânia, onde já estão sendo fabricados os produtos emergenciais à saúde, a partir de outras parcerias com o sistema penitenciário. Em contrapartida, parte do material fabricado com as parcerias, em média 10%, fica com a DGAP para distribuição aos servidores da instituição que também necessitam dos instrumentos de proteção individual na execução das atividades penitenciárias, dentro das unidades prisionais.
Na parceria com a UFG, a matéria-prima necessária para a costura das máscaras e dos aventais, como TNT cirúrgico, linhas e outros, as orientações quanto à  qualidade de produção, bem como os moldes dos produtos, são proporcionados pela universidade. Técnicos da instituição de ensino acompanham de perto os trabalhos dos custodiados. 

De acordo com a vice-diretora da Faculdade de Enfermagem da UFG, Luana Cássia Miranda Ribeiro, coordenadora da equipe da universidade envolvida na parceria,  os insumos que serão utilizados foram adquiridos por doações de diversos segmentos da sociedade, entre eles a maioria foi doada pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). “Temos tido várias parcerias nas doações dos insumos e isso ensejou a necessidade de suporte técnico na costura das máscaras e aventais. Nesse sentido, procuramos a DGAP para essa união de esforços para o bem social, nesse momento tão emergencial no enfrentamento contra o coronavirus”, diz ela.
 
Para o diretor-geral de Administração Penitenciária, coronel Agnaldo Augusto da Cruz, as parcerias que estão sendo formadas pela instituição nesse momento, assim como esta  recente com a UFG, reforçam o caráter da ressocialização no sistema penitenciário e atendem uma emergência crucial contra o coronavírus. “A procura da UFG nos anima muito, bem como as várias outras que temos, no sentido de ocuparmos o custodiado com uma atividade que vai lhe beneficiar com qualificação profissional, ocupar o tempo dele no cárcere e ainda atender as necessidades emergenciais desse momento tão difícil para o mundo todo no enfrentamento à Covid-19”, afirma ele.

A fabricação de máscaras de uso de proteção individual para controle e prevenção contra o coronavírus, com a utilização de mão de obra carcerária, está ocorrendo em várias unidades prisionais da DGAP no interior do Estado, onde foram realizadas parcerias locais, e também já têm polos fabris com atividades de ressocialização de presos que recebem o benefício da remição da pena (um dia a menos para cada três trabalhados) e remuneração paga pelo Estado.

A iniciativa, que responde às diretrizes do Governo de Goiás para a ressocialização das pessoas presas, resulta em qualificação profissional de mão de obra carcerária e no atendimento às necessidades emergenciais da sociedade diante da pandemia do coronavírus.  Na parceria com a UFG, a distribuição da doação da produção será feita pela própria instituição de ensino superior.

Também participaram da reunião, que oficializou a parceria, o superintendentes de Reintegração Social da DGAP, Leoni di Ramos Caiado e o gerente de Produção Agropecuária e Industrial da instituição, Moacir Ferreira.

Fotos: DGAP

Mais informações: (62) 3201-4776

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo