TBC exibe reportagens especiais sobre o acidente com o Césio- 137
A TV Brasil Central, emissora da Agência Brasil Central (ABC), exibe nestas quinta e sexta-feira, 12 e 13, duas reportagem do especial com o tema “Césio: o brilho que parou o Brasil. São duas reportagens especiais que contam a história do maior acidente radiológico civil do mundo, que está completando 32 anos.
A equipe da TBC ouviu jornalistas que trabalharam na cobertura na época e também os sobreviventes e parentes das vítimas. As reportagens serão exibidas nesta quinta e sexta-feira nos telejornais TBC1 e TBC2.
Equipamento de radioterapia
O acidente radiológico de Goiânia, conhecido como acidente com o Césio-137, foi um grave episódio de contaminação por radioatividade ocorrido em Goiânia, em setembro de 1987. Tudo começou quando dois catadores de papel de um ferro-velho pegaram um equipamento de radioterapia que estava em uma clínica abandonada no Centro da capital goiana.
O equipamento foi desmontado e repassado para outras pessoas, causando um rastro de contaminação pela cidade e vítimas expostas diretamente à radioatividade do Césio-137. O acidente com Césio-137 foi o maior acidente radioativo do Brasil e o maior do mundo ocorrido fora das usinas nucleares, além de ser considerado também o maior incidente envolvendo uma fonte radioativa desde sempre.
Mais informações: (62) 3201-7603