Servidores têm acompanhamento psicológico
Programa de Acolhimento ao Servidor (PAS), projeto implantado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Sead), iniciou o atendimento psicológico aos servidores públicos.
No atendimento direto ao servidor, o governo disponibilizou 11 profissionais da área de psicologia que atuam, além da Sead, em outros cinco órgãos do Estado, secretarias da Saúde (SES), Economia e Geral da Governadoria (SGG); Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e Procuradoria-Geral do Estado (PGE).
O PAS tem como objetivo oferecer apoio psicossocial aos servidores do Poder Executivo Estadual, de forma a ajudá-los a superar o mal-estar emocional, oferecendo alternativas para lidar com o contexto atual e foi idealizado em três frentes de atuação.
Na primeira etapa, o programa tem ações psicoeducativas, já iniciadas desde maio de 2020 com a realização de lives, divulgação de vídeos e posts nas redes sociais da pasta @seadgoias e da Escola de Governo @escoladegovernogo.
Nas frentes 2 e 3 do PAS, com início nesta segunda-feira, são realizados os atendimentos diretos aos servidores. A frente 2 será o primeiro e mais amplo nível de atendimento, dedicado ao acolhimento da demanda espontânea, em que serão oferecidos os cuidados psicológicos iniciais, com escuta empática e apoio emocional, tendo duração prevista de até 30 minutos de conversação.
Nesta frente, também será realizada uma triagem e, dependendo da necessidade de cada servidor, oferecido novo atendimento a ser agendado diretamente com um profissional psicólogo.
Servidor público há 30 anos, o policial militar que atua na linha de frente do combate ao novo coronavírus com ações conduzidas pela Segurança Pública, César Augusto Ferreira Maciel parabenizou a iniciativa do governo, destacando que foi a primeira vez enquanto servidor público, que recebeu um apoio psicológico especializado e direcionado.
“Nunca vi isso acontecer em 30 anos de serviço público. É bom saber que o Estado tem se preocupado em nos dar esse apoio profissional. Gostei muito do atendimento. Me senti amparado e a conversa com o psicólogo foi ótima, me tranquilizou e ajudou a aliviar um pouco da tensão do dia a dia de trabalho, principalmente agora que estamos vivendo essa pandemia”, testemunhou.
A frente 3 promoverá os atendimentos agendados após triagem realizada pelo atendente da frente 2, e será voltada ao apoio especializado para casos mais críticos, tendo duração prevista de até 50 minutos de conversação. Nas situações em que forem identificadas a necessidade de acompanhamento psicológico contínuo será feita a orientação para a rede externa (assistenciada pelo SUS e rede privada).
O acesso inicial aos atendimentos do PAS é realizado pelo chat disponível no site da Sead e a conversação por videoconferência, com atendimento das 7 às 19 horas, de segunda a sexta-feira.
Comunicação Sead