Acompanhe o segundo vídeo e a reportagem da websérie sobre Servidor Público

O servidor Baltazar Reis Barbosa, no elevador do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, onde trabalha.

No ano em que os direitos e deveres dos funcionários públicos no País completam 80 anos – eles foram publicados no dia 28 de outubro de 1939, pelo ex-presidente Getúlio Vargas –, a Secretaria de Comunicação de Goiás publica uma série de matérias homenageando os servidores que fazem a diferença no Estado. Nesta websérie, você vai conhecer um pouco daqueles que sabem e externam, de maneira prática, a missão que têm na vida: servir ao próximo, ao cidadão, à coletividade, de forma eficaz e proativa.
Hoje você acompanha o segundo vídeo da série e miniperfil

Miniperfil – Baltazar Reis Barbosa

Metallica ou Lady Gaga para começar bem a semana?

Desde o início deste ano, quem pega um dos elevadores que dá acesso ao 9º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira tem uma grata surpresa. A “viagem”, na maioria das vezes, vai durar segundos, sempre menos do que um minuto completo, certamente. Mas, acredite, vai deixar algum registro na memória de quem sobe ou desce os andares do centro administrativo. Isto porque o ascensorista é o “seu” Baltazar, um homem de 49 anos e 1,78 de altura, novato nesta seara do Poder Executivo, e que sabe viver no dia a dia o significado pleno da palavra servidor público:

What I’ve felt
What I’ve known
Never shined through in what I’ve shown
(The Unforgiven, Metallica)

Não, não, você não leu errado nem eu cometi uma gafe. A música apareceu aí porque ela é a preferida do “seu” Baltazar e porque mostra que, com gestos simples, as pessoas podem alegrar e animar a vida umas das outras. Todo dia, antes de bater ponto às 7 horas, ele prepara uma playlist no celular, e logo, logo o aparelho vai parar no chão de um piso cinza em movimento ou no teto mesmo. “Comecei a trabalhar no Palácio em janeiro, no elevador privativo, e como sempre gostei de música, ouvia as canções pelo celular. Quando mudei para o elevador social, as pessoas começaram a gostar também”, relata o jovem senhor de cabelos grisalhos que tem, entre os estilos preferidos, o rock e a MPB.

E a fama de bom funcionário de “seu” Baltazar correu mais rápido do que o “expresso”, nome como ficou conhecido o elevador que vai direto para o 9º andar do Palácio, sem as paradas intermediárias. “Muita gente pede música, se emociona, canta junto e até dança”, conta ele. “Teve uma funcionária que só saiu do elevador depois que a música terminou, porque a canção lembrava o início do namoro dela com o atual marido”, diz. A melodia era uma das entoadas pelo cantor italiano Eros Ramazzotti.

“E já teve pedido de Bee Gees, Pink Floyd, Creedence e Michael Jackson”, detalha. “Seu” Baltazar atende a todos, com um sorriso no rosto, um pouco tímido, às vezes. “Gosto de tratar os outros como gostaria de ser tratado. Entendo que ser servidor público vai além de ter um meio de subsistência: é servir bem ao Estado e às pessoas, não importando como é o seu trabalho”, ensina. E logo depois complementa: “A música pode melhorar o humor das pessoas. E é sempre bom começar um dia de trabalho feliz, não é?”.

Tem razão, “seu” Baltazar, é sempre bom começar um dia feliz. Aliás, vou aproveitar a oportunidade e já deixar aqui registrado meu pedido. Que tal um Shallow, da Lady Gaga, pra me deixar de bem com a vida já numa segunda-feira?

Veja outras histórias da websérie do Servidor Público:
Ari Diógenes – Secom
Juliane de Sousa Machado – Emater

Secretaria de Comunicação (Secom) – Governo de Goiás

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo