Seduc Goiás lança projeto para corrigir distorção idade/série no Ensino Fundamental

Nesta segunda-feira, dia 03, a partir das 14 horas, o Colégio Estadual Roberto Civita receberá a aula inaugural do projeto Aprender para Avançar, uma iniciativa da Superintendência de Ensino Fundamental (SEF) da Secretaria Estadual de Educação de Goiás (Seduc).

Durante o lançamento, alunos, professores e pais ou responsáveis pelos estudantes terão a oportunidade de conhecer melhor como funcionará o programa, seu conceito e sua forma de atuação. A proposta do programa é corrigir distorções escolares (correções de fluxo), principalmente nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano).

“Encontramos muitos casos de alunos que estão cursando o 6º ano do Ensino Fundamental com 15 anos. A ideia é justamente ajudar estudantes em casos como esse, para que consigam avançar para o ano escolar compatível com sua idade”, explica Carla Mendonça Lisboa Bernardes, gerente do Ensino Fundamental.

O objetivo com a implantação deste programa é combater a exclusão de estudantes multirrepetentes ou que abandonaram os estudos por algum tempo. Há casos também que oportuniza aos alunos cursarem dois anos letivos em um ano, com possibilidade de avanço de acordo com o desempenho, assegurando assim a correção dessa distorção idade/ano escolar.

Estatísticas

O projeto que traz metodologias atualizadas se baseou em dados estatísticos que mostram a necessidade de implantação do programa no combate à defasagem escolar. Segundo o Censo Escolar de 2017, entre as problemáticas relacionadas com o baixo desempenho e evasão escolar, a distorção idade/ano é um desses problemas.

Os dados relacionados ao Ensino Fundamental também apontam que cerca de 14% dos estudantes nos anos iniciais e 29% nos anos finais encontram-se em distorção escolar no Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), em Goiás 18,4% dos estudantes das redes municipal e estadual, totalizando 164.836 alunos, vivenciam essa realidade da distorção idade/ano.

De acordo com dados da Seduc, de 2017, do total de estudantes matriculados no Ensino Fundamental, 7,4% nos anos iniciais e 24,2% nos anos finais encontram-se em distorção idade/ano escolar. Este percentual significa 53.520 estudantes nos anos finais do Ensino Fundamental, que se encontram por motivos diversos fora da idade em seu percurso escolar. Diante desses indicadores, o projeto Aprender para Avançar busca reverter esta situação.

Serviço:

Lançamento do projeto Aprender para Avançar
Data: segunda-feira, 03 de junho de 2019
Horário: 14h
Local:  Colégio Estadual Roberto Civita
Endereço: Av. Orlando Marquês de Abreu, Qd. 18 – Lt.10 – Residencial Katia, Goiânia – Goiás.

Crédito da imagem: site gestaoescolar.org

Mais informações: (62) 3201-3004 / 3027

Comunicação Setorial Seduc Goiás

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo