Secretário garante que Goiás cumpre normas legais para retirada da vacina contra aftosa em 2021
Ao participar nesta sexta-feira, dia 18, do encerramento do Curso de Capacitação e Simulação de Situações sobre Atendimento à Suspeita de Enfermidades Vesiculares, o presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária, José Essado, afirmou que o Estado de Goiás está cumprindo com firmeza e determinação todas as normas legais e exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para a retirada da vacina contra febre aftosa em 2021.
“O Governo de Goiás, por meio dos órgãos do setor público agrícola e em especial da Agrodefesa, com participação efetiva das entidades e dos produtores rurais, tem cumprido todas as etapas e medidas para atingirmos as condições adequadas para suspensão da vacina em 2021”, afirmou Essado. Ele ressaltou que o curso realizado esta semana, na sede da Agrodefesa, em Goiânia, é mais uma dessas etapas. Essado aproveitou para agradecer a participação dos profissionais veterinários no curso, ocasião em que puderam receber conteúdo capaz de torná-los ainda mais capacitados para as ações de defesa sanitária animal no Estado.
Plano estratégico
O treinamento ministrado esta semana para 40 fiscais estaduais agropecuários médicos veterinários da Agrodefesa, provenientes de todas as regiões do Estado, faz parte do Plano Estratégico 2017-2026 do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa – PNEFA, que prepara as bases para tornar o Brasil livre de febre aftosa, sem vacinação, com reconhecimento da Organização Mundial de Saúde Animal – OIE. Os Estados que compõem o Bloco IV, no qual Goiás está inserido, se preparam para retirar a vacina em 2021.
Ainda na manhã desta sexta-feira, os participantes tiveram atividades, com palestra do diretor do Fundo para o Desenvolvimento da Pecuária (Fundepec), Uacir Bernardes, que discorreu sobre fundos indenizatórios em saúde animal. O diretor de Gestão Integrada da Agrodefesa, Aníbal Coelho Lima, proferiu palestra sobre A Ética e a Transformação no Serviço Público. Para encerrar, a Gerência de Sanidade Animal fez aplicação do pós-teste do Plano Estratégico e Plano de Ação. Antes da abertura dos trabalhos os participantes foram agraciados com café da manhã custeado pelo próprio presidente José Essado.
Mais informações: (62) 3201-3546