Projeto da OVG estimula inserção de jovens no mercado de trabalho

Projeto de Vida Profissional estimula inserção de jovens no mercado de trabalho
Sophia Ferreira, de 18 anos, fez parte da primeira turma do Projeto de Vida Profissional, iniciativa do governo do estado, por meio do Goiás Social e da OVG (Fotos: Aline Cabral)

“Ser parte do Centro da Juventude Tecendo o Futuro, do Goiás Social, impactou muito a minha vida pessoal e profissional”, conta Sophia Laura Martin Ferreira, de 18 anos, ao resumir sua participação na unidade mantida pelo governo do estado e pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).

A estudante faz parte da primeira turma do Projeto de Vida Profissional, iniciativa que busca despertar o interesse e preparar jovens, com idade a partir de 14 anos e em situação de vulnerabilidade social, para o mercado de trabalho.

O projeto ajuda os interessados – que em geral não têm experiência profissional – a superar desafios como a timidez excessiva ou a baixa autoestima.

“Essa iniciativa impulsionou habilidades que eu já trazia, como fala e comunicação, além da vontade de aprender sobre negócios”, diz Sophia.

Ela já fez os cursos de Marketing Digital e Assistente Administrativo, oferecidos gratuitamente na unidade, e há pouco mais de um mês conseguiu o primeiro emprego formal em uma doceria de Goiânia.

Projeto de Vida Profissional da OVG estimula inserção de jovens no mercado de trabalho
Sophia Laura Martin Ferreira, de 18 anos, sobre o Projeto Vida Profissional: “Essa iniciativa impulsionou habilidades que eu já trazia, como fala e comunicação, além da vontade de aprender sobre negócios” (Fotos: Aline Cabral)

Projeto de Vida Profissional

O Projeto de Vida Profissional, que é voltado exclusivamente para jovens atendidos pelo Centro da Juventude Tecendo o Futuro, teve início este ano e já está em sua segunda turma. Ao todo, já são 20 participantes.

“Há jovens que querem, mas não sabem como buscar. Especialmente aqueles que vêm de um contexto familiar muito difícil. É uma proposta que pensa a empregabilidade, o empreendedorismo e, principalmente, uma orientação para que o interessado elabore o seu projeto de vida”, explica a coordenadora do Goiás Social e presidente de honra da OVG, primeira-dama Gracinha Caiado.

“Procuramos fortalecer conhecimentos e habilidades para que os jovens sigam os próprios caminhos”, afirma a primeira-dama.

Oportunidade

Psicólogo da Gerência de Promoção e Integração ao Mundo do Trabalho da Diretoria de Programas para a Juventude da OVG, Mateus Pereira Pinto explica que o projeto tem uma metodologia que inclui diversas etapas importantes, tais como:

  • desenvolvimento,
  • autoconhecimento e autoimagem;
  • elaboração de currículo;
  • preparação para entrevistas,
  • além da identificação de sites onde os jovens podem se inscrever para vagas de jovens-aprendizes e primeiro emprego.

Segundo o psicólogo, a partir do momento em que o jovem encontra uma oportunidade, o projeto monitora o local de trabalho, informa seus direitos e oferece capacitação para que esse jovem possa melhor se adaptar à vaga.

“E o mais importante: é proporcionado um suporte personalizado, considerando a história de vida de cada beneficiário, suas vontades, dificuldades e principalmente os seus sonhos”, finaliza.

Saiba mais

Vão de Almas recebe última ação do Goiás Social dedicado a comunidades quilombolas

Jovens recebem Crédito Social e Bolsa Qualificação

Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) – Governo de Goiás

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo