PPA 2020/2023 inova ao ser construído com foco em resultados

O Plano Plurianual 2020/2023 (PPA) foi elaborado com oito eixos de atuação e dezoito objetivos estratégicos, com foco em resultados, tendo como principal referência o Plano de Governo da administração estadual. O processo de elaboração do plano contou com a participação de representantes de todos os órgãos e entidades estaduais, incluindo dos outros poderes e da sociedade, ação importante para que o resultado reflita o planejamento da gestão e alcance os resultados propostos, além de promover a atuação integrada dos agentes estaduais.

Para o gerente de Planejamento da Secretaria da Economia, Cássio Silva Brito, o diferencial dessa versão do PPA em relação às anteriores é que “programas apresentados, que visam a solução dos principais problemas diagnosticados no Estado, serão avaliados por indicadores de resultados, levando em consideração seus impactos sócio/econômicos”.

A Lei nº 20.755, referente ao Plano Plurianual (PPA 2020/2023), foi aprovada pela Assembleia Legislativa, bem como seus anexos, publicada no Diário Oficial do Estado de Goiás em 28 de janeiro de 2020, e disponibilizada nos sites da Secretaria da Economia e da Casa Civil.

A versão atual do PPA, conforme determina a Constituição Federal em seu artigo 165, trouxe como novidade a participação de cidadãos e entidades da sociedade civil para a discussão do planejamento dos gastos governamentais para o período que vai de 2020 a 2023.

“A parceria da Superintendência de Planejamento com o Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB) é forte, tanto na construção como no acompanhamento dos indicadores, com equipes específicas dedicadas a essa missão”, assinala Cássio Brito.

O documento, de uma forma geral, contém, detalhadamente, os atributos das políticas públicas a serem executadas, tais como metas físicas e financeiras, público-alvo, produtos a serem entregues à sociedade, incluindo Educação, Saúde, Segurança Pública, Infraestrutura, Meio Ambiente, Gestão Pública, Desenvolvimento Social, Cultura, Esporte e Lazer e Desenvolvimento Econômico, todas contribuindo para o Desenvolvimento Regional.

Comunicação Setorial – Economia
 

 

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo