Os especialistas em combater a criminalidade e promover o bem

Eles não integram a Liga Justiça, não têm superpoderes, mas, pasmem, é justamente por isso que são especiais. Mesmo sem nenhuma característica sobrenatural, os policiais da Secretaria Estadual de Segurança Pública têm seguido à risca a principal ordem de um dos membros fundadores – ou quem sabe já podemos chamá-lo de líder atual da Liga, pelo menos por essas bandas do Cerrado?! E qual seria esta determinação? “Em Goiás, ou bandido muda de profissão, ou muda de Estado”.

A frase é do governador Ronaldo Caiado, que desde que assumiu o Palácio das Esmeraldas, em janeiro de 2019, elencou a redução dos crimes como uma de suas missões. Com reconhecimento ao serviço prestado pelas suas Forças Armadas, e dando liberdade aos servidores da Segurança Pública – “o limite de atuação é a lei” –, Caiado tem conquistado resultados expressivos nessa área, considerada por muitos como o “calcanhar de Aquiles” de todo gestor público.

Para se ter uma ideia, o número de operações de combate à criminalidade em Goiás cresceu 214,8% em 2019. No total, foram realizadas 16.619 ações, entre os meses de janeiro a dezembro do ano passado, enquanto em 2018 foram 5.279 operações.

As forças policiais goianas também desmantelaram 201 associações criminosas e a quantidade de drogas apreendidas superou as 55 toneladas ao final de 2019. Isso sem falar na criação da Superintendência de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado ligada a Secretaria de Segurança Pública e do Grupo Especial de Combate a Corrupção ligado a Polícia Civil, que levou ao afastamento de mais de 11 pessoas de funções públicas, a prisão de outras 27 e a apreensão de mais de 16 veículos.

Por ter alcançado todos esses índices, que, inclusive, se tornaram referência nacional, por meio do Ministério da Justiça, o Governo de Goiás decidiu agradecer e homenagear suas Forças Armadas com uma empena (um tipo de banner) que até pouco tempo estava pregada na fachada do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia.

E é com esse mesmo intuito que a Secretaria Estadual de Comunicação (Secom) começa a publicar, a partir desta quarta-feira, dia 1º, uma série de reportagens para que você possa conhecer um pouco da história de alguns desses homens e mulheres que não medem esforços para promover o bem.   

Confira também:

Um convite à espera: Como o agente O. conseguiu escapar da morte?

Por Carla Lacerda
Secretaria de Estado de Comunicação

 

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo