Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás parte em turnê pela Europa

Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás parte em turnê pela Europa
Caiado com os músicos da Sinfônica Jovem: “Me alegra ver essa quantidade de jovens levando a bandeira de Goiás pelo mundo” (Foto: André Saddi e Wesley Costa)

Com dez apresentações agendadas em quatro países, a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG) realiza uma turnê europeia nos meses de agosto e setembro. O governador Ronaldo Caiado recebeu os músicos do grupo na manhã desta segunda-feira (29/07), no Palácio das Esmeraldas. Ele se mostrou contente por “ver essa quantidade de jovens levando a bandeira do estado pelo mundo” e destacou:

“Goiânia é hoje um dos maiores centros culturais do país”.

O OSJG é mantida pelo Governo de Goiás, por meio da Escola do Futuro em Artes (EFG) Basileu França, unidade de ensino técnico ligada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). O grupo é composto por 75 músicos, com faixa etária entre 15 e 32 anos. Para o governador, as políticas estaduais voltadas à descoberta e apoio a novos talentos ajudaram a tornar o estado uma referência no segmento.

“Cabe a nós, como Governo, alavancar esse potencial”, reforçou ele.

Turnê

Os jovens músicos goianos partem para a Europa no dia 18 de agosto e retornam em 7 de setembro. A turnê começa pela Alemanha, onde a OSJG representará a América do Sul no Young Euro Classic, principal festival europeu para orquestras jovens internacionais.

Ao todo, 17 orquestras jovens de vários países participarão do festival alemão. Em seguida, a Sinfônica Jovem de Goiás segue para outros três países: República Tcheca, Áustria e Hungria.

“Vocês vão tocar na sala de música mais bonita e mais importante de Berlim. Veja onde vocês estão chegando, levando a música produzida no estado de Goiás para o mundo inteiro”, afirmou o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.

“Isso é fruto de uma decisão de investimento do governador, uma decisão e presença da primeira-dama, a dona Gracinha Caiado. Muitos alunos são de baixa renda e o Goiás Social faz parte de frutos e decisões de prioridades de Governo”, pontuou o titular da Secti, José Frederico Lyra Netto.

A regência das apresentações será do maestro titular e diretor artístico da OSJG, Eliel Ferreira, que assegurou: “Seremos motivo de orgulho para todos os goianos”.

O repertório dos concertos terá obras de compositores latinos, como Heitor Villa-Lobos, Alberto Ginastera, Camargo Guarnieri, Chiquinha Gonzaga, Hekel Tavares e outros.

“Participar dessa turnê é uma oportunidade única para nossos jovens músicos. Eles vão demonstrar seu talento em um palco global e provar que nosso estado tem, sim, política forte na formação de artistas com qualidade internacional”, declarou a diretora da EFG Basileu França, Lóide Magalhães.

Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás parte em turnê pela Europa
Fundada em 2001, a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG) é considerada uma das melhores orquestras jovens do país (Foto: Secti-GO)

Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás

Fundada em 2001, a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG) tem se sustentado como um dos principais centros de formação de músicos do Centro-Oeste, sendo considerada uma das melhores orquestras jovens do país. Os músicos recebem o benefício da Bolsa Artista, programa criado pelo Governo do Estado e gerido pelo Goiás Social.

O projeto da EFG Basileu França contempla, além da orquestra principal, a Banda Sinfônica Jovem de Goiás, o Coro Sinfônico Jovem de Goiás, a Orquestra Sinfônica Pedro Ludovico Teixeira, Orquestra Infantil Mozart e a Big Band Basileu França, abarcando aproximadamente 300 estudantes.

Saiba mais

Basileu França conquista tricampeonato em um dos maiores festivais de dança do mundo

Basileu França abre vagas gratuitas para cursos técnico e superior

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Secretaria da Comunicação (Secom) – Governo de Goiás

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo