Operação Questão de Justiça 2ª Fase: Polícia Civil recupera 24 cabeças de gado roubadas
A Polícia Civil de Goiás (PCGO), por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Rurais (DERCR), em continuidade à Operação Questão de Justiça – segunda fase – realizada na sexta-feira, dia 1º, localizou mais 24 cabeças de gado na zona rural de Mineiros, região Sudoeste de Goiás. Os animais haviam sido roubados em Rio Verde e Jataí em dezembro de 2019 e janeiro deste ano. Além disso, um bovino furtado na zona rural de Quirinópolis no último dia 6 de abril, também foi localizado nesta ação.
De acordo com autoridades, a maioria dos animais foi encontrada na propriedade de um fazendeiro autuado por receptação qualificada e associação criminosa. O restante dos animais foi descoberto nas fazendas dos familiares e pessoas ligadas ao investigado.
Ainda na última semana, durante a primeira fase da operação, as equipes da Dercr já haviam localizado outras dezenas de cabeças de gado que tinham sido roubadas de uma propriedade rural no município de Rio Verde também em dezembro do ano passado. Durante a ação foram presos dois homens, um acusado de financiar as empreitadas criminosas e, o outro, de ajudar a ocultar o gado.
Até nesta terça-feira, dia 5, a Operação Questão de Justiça da Dercr contabilizou o resgate de 65 cabeças de gado, que já foram entregues aos legítimos proprietários. As diligências contaram, também, com o apoio dos ficais da Agrodefesa.
Segurança Rural
A atual gestão do Governo de Goiás tem como um dos eixos principais a segurança rural. Para tanto, o governador Ronaldo Caiado implantou o Batalhão de Polícia Militar Rural – antiga reivindicação de moradores da zona rural no sentido de combater o crime em fazendas, chácaras e sítios. A unidade foi criada pela Lei nº 20.488/2019 e trabalha na execução do policiamento rural. Outra medida foi o fortalecimento da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Rurais (Dercr), que em 2019 realizou várias operações de combate a crimes rurais e desarticulou mais de 20 quadrilhas especializadas em roubo de gado.
Mais informações: (62) 3201-1027