Marcos Cabral e Gracinha Caiado prestigiam plenária do Coegemas
O secretário Marcos Cabral (Desenvolvimento Social) e a primeira-dama Gracinha Caiado prestigiaram na última quinta-feira, dia 21, a primeira plenária do ano do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas) e da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). Realizado no auditório da Câmara de Goiânia, o evento reuniu representantes de 140 municípios.
O Coegemas é uma associação civil, sem fins lucrativos, que representa os interesses dos municípios goianos junto ao Governo do Estado nas políticas de assistência social. Já a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) é responsável pela articulação das políticas de assistência social entre gestores municipais e estaduais.
A CIB é uma instância de pactuação da gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas), composta por 12 membros indicados igualmente pelo estado e municípios. O titular da pasta social, reza o estatuto da comissão, é membro titular e coordenador da entidade.
Participaram também da solenidade a presidente do Coegemas, Ivane Campos, vice-prefeita de Mineiros, Haroldo Naves (presidente da Federação Goiana de Municípios – FGM), Adryanna Caiado, diretora-geral da OVG e o vereador Paulinho Graus, além de superintendentes e gerentes da Seds. O superintendente-executivo de Desenvolvimento e Assistência Social da Seds, Ubirajara Lima, fez uma rápida explanação das áreas de atuação da secretaria, abordando as diretrizes da reformulação que será feita nos programas sociais da pasta.
Na abertura dos pronunciamentos, a presidente do Coegemas, Ivane Campos, disse que o colegiado era um “fórum de reivindicação”, mas também parceiro para a construção de melhores políticas públicas para os municípios. “Não existe financiamento no governo federal para benefícios eventuais, por isso a importância de termos logo a liberação do confinanciamento estadual para nossos municípios. Precisamos também de capacitação e assessoria jurídica para nossos Cras e Creas”, elencou Ivane Campos.
União de esforços
Em sua fala, o secretário Marcos Cabral destacou a necessidade de união de esforços entre os diferentes órgãos de governo, municípios e entidades da sociedade civil na construção de políticas públicas eficazes na área social. Observou, em especial, o papel dos municípios como ponta de lança na execução das políticas sociais.
“Sabemos que quem conhece a rede proteção social é quem está na ponta, são vocês que estão lá, vivenciando o dia a dia de suas comunidades, os prefeitos, as primeiras-damas e os secretários e secretárias de assistência social”, disse o secretário, que já foi prefeito, por três mandatos, em Santa Terezinha de Goiás.
Cabral aproveitou o momento para informar aos prefeitos e gestores municipais presentes o início dos primeiros trabalhos de levantamento de demandas sociais em 10 municípios goianos. Esses municípios apareceram com os mais baixos índices de desenvolvimento social do Estado no “Índice Multidimensional de Carência das Famílias de Goiás (IMCF)”, estudo feito pelo IMB e lançado nesta semana pelo governador Ronaldo Caiado.
“Começamos hoje esse levantamento, nossas equipes já estão a campo para esse levantamento das 10 primeiras cidades, trabalho que deveremos concluir até o próximo dia 1º de março. Até 1º de junho teremos esses dados das 50 cidades elencadas nesse estudo do IMB”, disse o secretário.
Cabral informou também dos preparativos para o início das atividades da Escola do Suas Sistema Único de Assistência Social (Suas), que vai oferecer cursos de capacitação para gestores e técnicos da área social aos municípios.
“Já estamos licitando os equipamentos para estruturar esta escola, que vai funcionar na Avenida Anhanguera, em Goiânia. Com essa qualificação, tenho certeza de que vamos melhorar muito o atendimento lá na ponta, com o apoio de todos vocês”, afirmou Marcos Cabral.
Parcerias
Representando o governador Ronaldo Caiado, a primeira-dama e presidente de honra da OVG (Organização das Voluntárias de Goiás), Gracinha Caiado, disse que parceria é a palavra-chave do governo. “Não queremos e não vamos fazer nada sem as prefeituras. Sabemos que são vocês que sabem como ninguém as necessidades de seus cidadãos e seremos parceiros de primeira hora”, sublinhou.
Ela destacou ainda o compromisso do governador Ronaldo Caiado em reduzir os índices de vulnerabilidade apontados pelo IMCF. “Não olhamos cores partidárias na formulação de políticas públicas, mas sim o que podemos fazer para reduzirmos esses tristes indicadores”, concluiu a primeira-dama.
Comunicação Seds