Iquego mobiliza servidoras pelo Outubro Rosa

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) projetam mais de 60 mil novos casos de câncer de mama no Brasil, para 2019. O alerta foi divulgado pelo pesquisador do Centro Avançado de Diagnóstico da Mama (CORA), do Hospital das Clínicas – UFG, Rodrigo Luís Tominato. O especialista fez palestra de prevenção contra o câncer de mama para todas as funcionárias da Indústria Química do Estado de Goiás (Iquego) na última terça-feira, dia 22.
Taminato esclareceu que o exame de mamografia anual é o mais seguro para prevenir-se contra a doença que matou em 2017, 16.927 pessoas (sendo 16.724 mulheres e 203 homens), segundo os últimos dados divulgados pelo Ministério da Saúde (MS).
Esse tipo de câncer é o que mais mata e afeta mulheres, mundialmente, sendo que cerca de 60% das que vêm a óbito detectam tardiamente a enfermidade.
O pesquisador afirma que com a detecção precoce, pelo exame de mamografia, pode descobrir-se o início da lesão até sete anos antes desta tornar-se um pequeno caroço no seio, em estado já mais avançado.
“É fundamental que mulheres acima de 40 anos façam, anualmente, o exame. “Quando a enfermidade é detectada cedo, as chances de vida aumentam em mais de 20 anos”, disse.
Existem condições que podem aumentar o risco de contrair a enfermidade como tabagismo, ganho de peso, sedentarismo e alcoolismo. Contudo, ele explica que existem outros fatores desconhecidos que podem desencadear a doença. “Não é porque a pessoa cuida bem da saúde e tem boa qualidade de vida que ela não pode desenvolver o câncer de mama. É preciso, ainda assim, fazer o exame de prevenção”, salientou.
Segundo a secretária Geral da Iquego, Marci Luiza, a iniciativa foi muito importante por trazer esclarecimentos em uma linguagem simples sobre como prevenir-se antes que a doença venha a agravar-se.
“Esse momento foi muito especial porque várias funcionárias tiveram a liberdade de fazer perguntas, tirar dúvidas e serem alertadas para buscarem o exame com a regularidade orientada”, pontuou.
Além da palestra, foram realizados sorteios de brindes, bingo e um confraternização entre as funcionárias.
Iquego
A Indústria Química do Estado de Goiás (Iquego) é um laboratório público criado em 6 de Novembro de 1962, cujas atividades tiveram início em 7 de janeiro de 1964.
Possui um parque industrial com 40.615,22 m², sendo 15.024,29 m² de área construída e capacidade produtiva de mais de um bilhão de unidades de medicamentos por ano.
No Brasil, atualmente, existem 23 laboratórios públicos. Entre eles, a Iquego que apresenta localização privilegiada, sendo o único localizado na região Centro-Oeste do país.
Comunicação Iquego



