Importância do aleitamento materno é debatida em Goiás

 

Essa foi a primeira capacitação realizada pela SES-GO, por meio da Gerência de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente da Superintendência de Política de Atenção Integral à Saúde (Spais), em parceria com o Comitê Estadual de Incentivo ao Aleitamento Materno de Goiás e a Rede Estadual de Banco de Leite Humano de Goiás.

“Os profissionais de saúde são fundamentais na promoção e apoio ao aleitamento materno. Eles necessitam ter conhecimentos sobre o manejo da amamentação, bem como habilidades para auxiliarem as mães, por isso a capacitação teve a parte teórica e prática”, explicou a enfermeira da Spais, Adriane José, uma das condutoras da capacitação.

Segundo a enfermeira Kamilla Vêncio, consultora em amamentação e uma das profissionais que conduziu o curso, é preciso muito cuidado no atendimento às mães. “Muitas vezes, o acolhimento é mais importante que o manejo. A mãe que procura a ajuda de profissionais quer se sentir acolhida, sentir confiança e apoio da equipe de profissionais”, pontuou.

Atendimento

Os profissionais que trabalham no BLH do HMI, atendem as mães que procuram por ajuda em aleitamento materno e, em muitos casos, acabam tornando-se doadoras ativas de leite humano. Essa capacitação visa habilitar o profissional a escutar, compreender, oferecer ajuda às mães que estão amamentando, fortalecendo-as para lidar com pressões, promovendo sua autoconfiança e autoestima e preparando-as para que tomem suas próprias decisões em relação ao aleitamento materno.

A iniciativa teve a aprovação dos profissionais do BLH. “Para mim foi maravilhoso esse curso. Vamos nos policiar para nos adequarmos ao que aprendemos”, disse a recepcionista Marta Pires. “Essa capacitação é uma oportunidade de avaliar nosso trabalho e melhorar nosso atendimento”, disse Marise de Medeiros, enfermeira há 13 anos do HMI.

A coordenadora do BLH do HMI, Renata Leles, achou o evento muito proveitoso e elogiou a sua equipe. “ É muito gratificante ver nossos profissionais participando ativamente, interagindo, com o propósito de melhorar o acolhimento às mães e familiares que nos procuram. Estou orgulhosa.”, ressaltou a coordenadora.

Fotos: Erus Jhenner

Mais informações: (62) 3201-3784 / 3201-3816 / 3201-3811

Comunicação Setorial da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás

 

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo