Guia vai auxiliar atendimento às vítimas de violências

As políticas públicas voltadas para o acolhimento e atenção às vítimas de violências ganhou um novo aporte, com o lançamento do Guia Orientador da Rede Intersetorial de Atenção às Pessoas em Situação de Violências, na manhã desta terça-feira, 28, no auditório da Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS (Sest-SUS), em Goiânia.

Representantes de diversos setores do Governo de Goiás prestigiaram o lançamento, uma iniciativa intersetorial que busca aperfeiçoar os gestores dos 246 municípios do Estado para o atendimento às vítimas de violências. “O guia é uma ferramenta que será utilizada pelos gestores, orientando como conduzir as vítimas de violências em todos os pontos de atenção da rede, seja na polícia, na saúde ou na educação”, explica, a gerente de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, Cárita Cristina de Castro, representante da Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) no evento.

Cárita Cristina destaca que, por meio do guia, os gestores poderão implantar ações específicas para sua cidade, podendo variar conforme a particularidade de cada município, devido à rede de atenção disponível em cada região. “Esse guia foi desenvolvido dentro do grupo condutor de atenção à pessoa com violência, com sugestões intersetoriais, o que propicia maior abrangência nas ações propostas pelo documento”, afirma.

Para a delegada de Proteção a Criança e ao Adolescente da Polícia Civil, Ana Elisa Gomes Martins, representante da Secretaria de Segurança Pública de Goiás, o trabalho desenvolvido por vários segmentos permite maior atenção à vitima de violência, que precisa de atenção do Estado no acolhimento.

Ainda segundo a delegada, é necessário intensificar as atribuições dos integrantes da rede, melhorando os vínculos e aperfeiçoando as ações dentro de cada órgão, e os violentados devem ser vistos como pessoas que precisam de políticas estruturantes. “Quem está na delegacia precisa saber o que acontece no hospital que atende essa pessoa violentada, e vice-versa. O ser humano precisa ser atendido por completo, e esse guia propõe esse atendimento integral”, avalia.

Nova ferramenta

Desenvolvido desde julho de 2018, o guia será uma nova ferramenta para os gestores e profissionais de saúde, segurança e educação na política de atenção às pessoas vítimas de violências. A coordenadora do projeto e subcoordenadora de Atenção a Pessoas em Situação de Violências da Superintendência de Políticas de Atenção Integral à Saúde (Spais), Paula dos Santos Pereira, lembra que o documento unificou protocolos usados em diferentes frentes de atenção a essa parcela da população. “A ideia desse material é guiar os profissionais nos pontos de atenção às vítimas de violência em todos os setores”, diz.

O guia reuniu informações de diversos setores, articulando os pontos e propondo um passo a passo para os gestores municipais, onde as vítimas residem e buscam o atendimento. Paula comemora o resultado e afirma que, conforme novas ideias e sugestões surjam, o documento será aperfeiçoado cada vez mais, de forma prática, podendo ser um auxiliar nas demandas que surgem diariamente nas unidades que realizam o primeiro atendimento a essas pessoas. O material foi revisado por diversos setores e está adaptado para atender de forma global todos os profissionais.

A subcoordenadora afirma que os profissionais das 18 Regionais de Saúde de Goiás já passaram por uma oficina, conhecendo o material e sanando dúvidas sobre protocolos e outras demandas. Ainda de acordo ela, esses profissionais serão multiplicadores do conhecimento em cada região, levando para os municípios as maneiras de colocar em prática as sugestões do guia orientador.

Capacitações

Agora, com o lançamento do documento, os municípios também podem solicitar capacitações in loco e serem atendidos com oficinas e orientações sobre o material. “Já estamos com algumas capacitações agendadas e vamos até o município apresentar o guia para os profissionais que atuam nesse atendimento”, garante Paula.

Clique aqui para acessar o Guia Orientador da Rede Intersetorial de Atenção às Pessoas em Situação de Violências

Mais informações: (62) 3201-3784 / 3201-3816 / 3201-3811

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo