Conexão sem fronteiras: viaturas de Goiás recebem internet via satélite para reforçar operações em áreas remotas
Desde dezembro de 2024, a GOIASTELECOM iniciou a implantação de antenas com internet por satélite de alta velocidade e baixa latência para ampliar a conectividade de viaturas e barreiras fixas em todo o estado de Goiás. A tecnologia está sendo incorporada aos serviços da GT como solução para locais sem cobertura de fibra óptica ou sinal de celular.
Ao todo, estão previstas 213 instalações em viaturas operacionais, com conexão via satélite e velocidade média de 100 megas. Além disso, quatro barreiras estaduais, localizadas em São Francisco, Novo Gama, Goiás e na zona rural de Cabeceiras, também estão recebendo infraestrutura de conectividade, com reforço por meio de ponte sem fio ponto a ponto, que opera em frequência de 5,8 GHz e oferece alcance de até 3 quilômetros.
Segundo o gerente de Tecnologia da Informação da GT, Kelven Rafa, as antenas são as primeiras da matriz de fases disponíveis no mercado e apresenta alto desempenho em áreas de difícil acesso. “Ela é auto-orientada, de fácil instalação e resistente a diferentes condições climáticas. Com uma visão desobstruída do céu, é possível estabelecer a conexão em minutos, o que garante agilidade e eficiência nas operações”, destacou.
As viaturas que recebem a tecnologia passam por adaptações técnicas para assegurar o pleno funcionamento da antena em deslocamentos. O auxiliar técnico André Brito explicou como ocorre a instalação: “Fazemos a passagem do cabo até o ponto de alimentação elétrica da viatura, usando o pós-chave. Assim, basta girar a chave do veículo para que a antena comece a operar. Esse tipo de solução é fundamental para garantir comunicação em áreas isoladas, onde não há sinal de celular”, explicou.
A iniciativa integra os esforços da GT para fornecer conectividade confiável e contínua às equipes de campo, especialmente em regiões estratégicas. O uso da tecnologia fortalece a atuação da empresa em inovação, mobilidade e eficiência, reafirmando seu compromisso com a modernização dos serviços públicos em Goiás.
Luana Avelar/ Comunicação Setorial


