GT participa do 9º Seminário Goiano de Ouvidorias Públicas

A GOIASTELECOM (GT) esteve presente no 9º Seminário Goiano de Ouvidorias Públicas, realizado no auditório do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), na última quarta-feira (22). Promovido pela Rede Goiana de Ouvidorias, sob coordenação da Controladoria-Geral do Estado (CGE), o evento reuniu representantes dos três poderes e de municípios para debater metodologias, fortalecer a escuta social e valorizar os profissionais que atuam diretamente nessa frente.

O encontro destacou a importância da saúde mental dos servidores da área, com palestras sobre resiliência, autoestima e inteligência emocional. A ouvidora-geral da União, Valdirene Paes de Medeiros, lembrou que ainda há uma percepção limitada sobre o papel das ouvidorias, muitas vezes vistas apenas como canais de reclamação.

Representando a GT, a gerente de Compliance e ouvidora adjunta, Jéssica Lomazzi, enfatizou o valor de transformar demandas em instrumentos de gestão. “As ouvidorias são muito mais do que portas de entrada de manifestações: elas revelam tendências, antecipam riscos e traduzem a voz do cidadão em insumo estratégico para políticas públicas. Para nós, participar deste seminário é reafirmar o compromisso de enxergar a escuta como ferramenta de inovação e como base de uma governança que só faz sentido quando está conectada às pessoas”, destacou.

A programação incluiu ainda homenagem à ex-ouvidora do Ministério Público de Goiás, Orlandina Brito, uma das idealizadoras da Rede, que recebeu reconhecimento por sua trajetória e contribuição ao fortalecimento do sistema de ouvidorias. A presença de representantes de diversas instituições reforçou a importância do trabalho em rede e o estímulo à criação de ouvidorias municipais no Estado.

Para a GT, integrar esse debate é também fortalecer práticas de transparência e ética que sustentam a administração pública moderna. O seminário mostrou que ouvir o cidadão é mais do que cumprir um papel legal: é construir, de forma colaborativa, serviços mais efetivos, alinhados às reais demandas da sociedade.

Luana Avelar/ Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo