Fapeg participa das 30 horas ao vivo da TBC

A Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás (Fapeg) marcou presença nas 30 horas  de programação local ao vivo na TBC, emissora de TV goiana pertencente à Agência Brasil Central, do Governo de Goiás. O presidente da fundação,  Robson Domingos Vieira, participou de entrevista com os apresentadores Pedro Henrique Rabelo e Danuza Azevedo às 17h desta quinta-feira, 18.

Em destaque, ações que mudaram o ecossistema da pesquisa e da inovação em Goiás. O programa Embaixadores da Inovação, que está com inscrições abertas até 26 de agosto, e vai selecionar 30 pessoas para trabalharem junto às comunidades onde vivem, levando capacitação e conhecimentos na área da inovação para o interior do estado. O projeto Centelha, que está na segunda edição, também foi citado na entrevista, por buscar junto à população goiana ideias de start-ups e empresas voltadas para inovação em diversos segmentos da economia.

Segundo Robson Vieira, a expectativa é que, ao final desta edição do Centelha, 120 novas empresas inovadoras sejam criadas em Goiás. A participação da Fapeg no combate à Covid-19 durante a pandemia também foi relembrada, uma vez que a fundação viabilizou tanto a pesquisa sobre a doença, como a criação de produtos locais eficientes na testagem de pacientes e até a montagem de um laboratório para recuperação dos infectados, em Anápolis.

A aproximação entre a academia e a população, a valorização dos pesquisadores e a descentralização de recursos para pesquisa no interior do Estado também estiveram em pauta. "Em Goiás, aumentamos o valor das bolsas de pesquisa para adequá-las aos custos de vida que ficaram mais altos nos últimos anos e também para reter talentos goianos. Não podemos perder pesquisadores para São Paulo ou Rio de Janeiro, por exemplo. Aumentamos os investimentos para que estes profissionais permaneçam em Goiás e nos ajudem a melhorar, na prática, a vida dos goianos", finalizou Robson.

Entre 2019 e 2021, a Fapeg destinou R$ 72.652.344,98 para pesquisas em 34 cidades goianas. Alianças importantes também marcam a história da instituição, como a parceria com a Fundação Grupo Boticário, que selecionou propostas para conservação da natureza do Nordeste goiano, a criação do laboratório de melhoramento genético de bovinos leiteiros em propriedades rurais do Arranjo Produtivo Lácteo (APL) de São Luís de Montes Belos e ainda a parceria com o Senai, com objetivo de suprir as necessidades do setor de alimentos e bebidas, disponibilizando serviços metrológicos para a garantia do controle de qualidade dos alimentos produzidos em Goiás.

Fonte: Fapeg – Governo de Goiás

 

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo