Estado vai lançar programa de apoio psicológico ao servidor público
O Programa é uma iniciativa da Sead e objetiva oferecer apoio psicossocial aos servidores do Poder Executivo. Desde março, com a crise pandêmica do novo coronavírus, o Governo de Goiás adotou uma série de medidas para a prevenção e controle do avanço da doença no Estado. Uma delas foi a orientação para que os servidores públicos estaduais aderissem ao modelo de teletrabalho, executando suas atividades administrativas, porém, dentro de casa.
Outra orientação como forma de proteção ao Covid-19 é o isolamento social, mas ficar por muito tempo sem contato e interação físicas pode ocasionar problemas de saúde como instabilidade emocional, ansiedade e até evoluir para casos mais graves como a depressão.
Não obstante, temos os servidores que atuam na forma presencial, na linha de frente do combate a pandemia ou prestando serviços essenciais que não são passíveis de serem executados de forma remota.
"Em tempos de pandemia, temos trabalhado ainda mais para prestar os serviços ao cidadão com eficiência e segurança. O sucesso dessa tarefa só é possível graças ao empenho dos nossos servidores, a quem não podemos esquecer de olhar com o cuidado que merecem. Pensando nisso, implantamos o programa de atendimento psicológico, evidenciando a sensibilidade da gestão estadual em cuidar daqueles que fazem o Estado avançar”, explica o secretário Bruno D’Abadia.
Sobre o Programa
O PAS foi estruturado para auxiliar os servidores públicos na superação do mal estar emocional, oferecendo alternativas para lidar com o contexto global atual. O Programa está dividido em três frentes distintas de acolhimento e é direcionado para os servidores do Poder Executivo do Estado.
A primeira frente está voltada para a realização de ações psicoeducativas: que consistem na divulgação de informações sobre cuidados com a saúde mental, por meio de lives com pessoas especialistas no assunto, criação de posts contendo textos, vídeos ou podcasts de terceiros ou de produção própria, com a utilização de canais do tipo: Instagram, página da Sead; e-mail dos servidores e outros.
Para inaugurar o programa, a Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas vai promover na próxima quinta-feira (14/05), às 14 horas, uma live com o psicólogo Flávio da Silva Borges sobre “Como lidar com o Estresse em Tempos de Pandemia?". Flávio é mestre em Psicologia, psicólogo Clínico, professor da PUC Goiás e sócio-proprietário do Instituto Skinner de Psicologia e Análise do Comportamento. A live será realizada no perfil da Escola no Instagram @escoladegovernogo .
A segunda frente de trabalho do PAS será conduzida pela Superintendência Central de Políticas Estratégicas de Pessoal, por meio de atendimento de primeiro nível realizado exclusivamente por profissionais da Gerência de Qualidade de Vida com formação em psicologia, que integra as ações dos primeiros cuidados psicológicos, por meio de escuta empática, triagem, acolhimento, realizando uma sondagem do estado emocional do servidor a partir do atendimento on-line via chat de voz e/ou vídeo. Nesta etapa será realizada uma triagem e possível agendamento de conversa por telefone com duração de cerca de 30 minutos. Os profissionais que vão realizar esses atendimentos com os servidores irão elaborar um mapa de risco para um posterior monitoramento e direcionado para atendimento especializado (frente três).
Na terceira frente de atuação, o atendimento será realizado exclusivamente por telefone e terá duração de 50 minutos. O servidor poderá ser direcionado para atendimento especializado juntos aos parceiros (psicólogos, psiquiatras, pronto-atendimento especializado), ou às instituições parceiras (planos de saúde ou rede pública de saúde).
Esta é mais uma ação que o Governo de Goiás realiza para preservar a saúde dos servidores públicos estaduais.
Secretaria de Estado da Administração