Sítios arqueológicos no Entorno são opção de turismo

Em Formosa, há inscrições rupestres milenares em Bisnau e Toca da Onça

Toca a Onça em Formosa (Foto: Secretaria de Turismo e Cultura de Formosa)

Parte da história do Brasil está registrada e preservada em solo goiano, na região do Entorno. Apenas em Formosa, a cerca de 80km de Brasília, existem dois sítios arqueológicos que atraem a atenção de pesquisadores e de turistas do mundo todo. O guia de turismo regional Goiás, condutor de turismo de aventura e espeleoturismo, Noel José, conta que existem mais de 20 atrações de turismo na cidade. Entre elas, a visitação a estes que podem ser considerados verdadeiros museus da humanidade: o Bisnau Ecoturismo e o complexo de Grutas e Cavernas da Lapa de Pedra (conhecida como Toca da Onça). Este último, está em processo de tombamento definitivo pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

“A visitação é voltar ao tempo, conhecer a pré-história, conhecer a história do lugar. Pra nós, é gratificante ter um patrimônio desse”, disse em entrevista a uma rádio de Brasília. 

O guia ainda disse que a ocupação do homem no Planalto Central remonta há 12 mil anos passados e que Goiás tem esses vestígios ainda preservados. Ele explicou que a Toca da Onça deve abrigar no segundo semestre deste ano o chamado turismo pedagógico. O guia ainda lembrou da importância de contratar um profissional para acessar as opções de turismo de aventura para garantir a segurança do passeio. 

A Superintendente de Políticas de Desenvolvimento Urbano Integrado, Paula Tredicci, destacou a pluralidade de atrações e a riqueza cultural e histórica existente em Formosa e em todo o Entorno, que oferece alternativas para agradar famílias inteiras, incluindo parques aquáticos, roteiros gastronômicos, trilhas e cachoeiras.  “Aproveitar a garotada de férias, são roteiros bem próximos à Brasília e que a gente pode estar divulgando e conhecendo”, afirmou a superintendente.

Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal | Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo