Secretaria do Entorno promove união feminina no Outubro Rosa
Evento para servidoras destaca a importância da saúde e do apoio entre mulheres

Na segunda-feira (14), a Secretaria do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO) realizou uma palestra para os servidores em lembrança ao Outubro Rosa. O evento, organizado pelo Comitê da Mulher e da Diversidade, faz parte das ações da secretaria para promover políticas de inclusão e valorização das mulheres no Entorno. Além da conscientização sobre o câncer de mama, o encontro discutiu questões emocionais e sociais que afetam a saúde feminina.
A psicóloga e delegada da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Valparaíso, Eufrásia Campos, foi a palestrante convidada. Ela falou sobre as conquistas dos direitos das mulheres ao longo do tempo. “Se pensarmos que há menos de cem anos a mulher não tinha direitos e hoje representa quase 50% da renda no Brasil, vemos que evoluímos muito. Mas ainda enfrentamos o estigma da inferioridade”, afirmou.

Campos também destacou o impacto do estresse nas doenças psicossomáticas, como o câncer de mama e de colo do útero. “Muitas vezes, esse adoecimento vem da pressão de ocupar o lugar do homem. Mas o lugar da mulher é onde ela se sente bem, e isso só será normal quando uma puder apoiar a outra”, explicou.

A secretária Caroline Fleury também falou sobre a importância da união entre as mulheres para garantir avanços. “Alimentação saudável e atividade física são importantes, mas cuidar da parte emocional também é essencial. Precisamos nos acolher como irmãs. Não é fácil, mas se as mulheres do passado conseguiram, nós também vamos conseguir”, disse Fleury.
Ela ainda ressaltou a importância de mais mulheres participarem da política. “Ainda somos poucas nas Câmaras e no Congresso. Precisamos nos unir e fazer pressão para que nossas demandas avancem. Quando dividimos responsabilidades, poupamos nossa saúde”, completou.
Denize Lira, servidora da SEDF, destacou que esse tipo de discussão também deve incluir os homens. “Formar homens com essa visão é prioridade. Eles podem ajudar a combater comportamentos inadequados e promover o respeito no trabalho. Eventos como este ajudam a reforçar essa ideia”, afirmou.
Secretaria do Entorno do Distrito Federal | Governo de Goiás


